márcio utsch1Alpargatas & Lucro

13/11/2018 — No terceiro trimestre de 2018, a calçadista Alpargatas registrou lucro líquido de R$ 120,9 milhões, avanço de 65% na comparação com o mesmo período de 2017.  Também na base anual, a receita da companhia recuou 2,1%, caindo para R$ 930,8 milhões, em razão do ajuste da inflação e da variação cambial na Argentina. De julho a setembro de 2018, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) mais do que dobrou frente a 2017, passando de R$ 109 milhões para R$ 229,8 milhões. Segundo a empresa, o resultado foi beneficiado por itens não recorrentes, como R$ 180,7 milhões de êxito em ação judicial de exclusão do ICMS da base de cálculo do Cofins no Brasil. A Alpargatas é dona de marcas conhecidas, com destaque para as sandálias Havaianas e o tênis Mizuno.

Segundo Trimestre
11/08/2018 — A fabricante de calçados Alpargatas reportou lucro líquido consolidado de R$ 18,3 milhões no segundo trimestre do ano, recuo de 66,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro, descontados os juros, os impostos, a depreciação do patrimônio e a amortização de dívidas, recuou 11,8% de abril a junho, atingindo R$ 64,1 milhões, com margem de 7,2%, representando queda de 1,2% em um ano. De acordo com o relatório financeiro da companhia, encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários, a receita líquida cresceu 3,6% na comparação anual, chegando a R$ 890,6 milhões. O resultado do segundo trimestre foi negativo em R$ 3,4 milhões, abaixo das despesas financeiras líquidas de R$ 15,4 milhões de igual intervalo de 2017.

alpargatas-topper1Topper & Rainha
03/05/2016 — A Alpargatas informou nesta segunda-feira (02/05/2016) que concluiu a venda de 100% da unidade de negócios que compreende as marcas Topper, no Brasil, e Rainha, no Brasil e no mundo, a um grupo de investidores liderado pelo empresário Carlos Wizard Martins, dono da rede de escolas de idiomas Wizard. A operação foi anunciada em novembro de 2015. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários, a empresa lembra que o fechamento da chamada Operação Brasil estava sujeito a algumas condicionantes jurídicas. O negócio obteve em dezembro de 2015 a autorização, sem restrições, do Sistema Brasileiro de Direito da Concorrência. A transação envolveu o montante de R$ 48,7 milhões, pagáveis em duas parcelas. Os compradores poderão usar as marcas pelo período de quinze anos.

alpargatas-araruna1Unidade De Araruna
09/01/2015 — A Alpargatas S.A, empresa do setor calçadista com sede em São Paulo, fechou a fábrica instalada no município de Araruna, no Curimataú Paraibano, a 165 quilômetros de João Pessoa. Os funcionários foram comunicados sobre o fechamento da fábrica no final de dezembro quando retornaram do período regulamentar de férias. A empresa chegou a contar com mais de 250 funcionários. Nos últimos anos, porém, promoveu uma redução na produção e, por consequência, reduziu o quadro de pessoal. Segundo comunicado distribuído pela empresa, o fechamento de fábricas no nordeste faz parte de um plano de readequação dos seus investimentos. Entre as marcas mais famosas produzidas pelo grupo estão as sandálias Havaianas, os tênis Topper, Mizuno e Rainha e o adventure Timberland.

alpargatas-conga1Derrota No Tribunal de Justiça
09/07/2014 — O Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso proposto Alpargatas, fabricante do tênis “Conga”, que alegava violação de registro de marca por parte de uma concorrente. A autora afirmava que a empresa ré teria comercializado produto como se fosse o original, com a intenção de confundir os consumidores. Para o relator do caso, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha, embora existam semelhanças entre os dois calçados, não ficou comprovado que tais características seriam suficientes para causar confusão ao consumidor. Ele destacou que a perita utilizou critérios de comparação e diferenciação e analisou as formas plásticas, solado, costuras, cadarços, acabamento etc., e, em todos eles, entendeu pela distinção entre os dois tênis.


 

 



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