Nivus

30/05/2020 — A Volkswagen revelou nesta semana todos os detalhes do carro Nivus. O Brasil será o primeiro mercado do mundo a receber o modelo. Ele chegará às lojas em junho, mas os preços, no entanto, não foram revelados. Produzido em São Bernardo do Campo, o SUV será exportado para toda a América Latina, mais o México. Na Argentina, o lançamento está marcado para o final do segundo semestre. Na segunda metade de 2021, será a vez da Europa. Todas as configurações do modelo serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo. A motorização entrega até 128 cavalos de potência. Toda a série será acompanhada de câmbio automático de seis marchas. O destaque do Nivus é o porta-malas de 415 litros, bem maior em relação aos outros modelos da montadora.

gol1Mercado
A Volkswagen tem sete modelos de automóveis em linha de produção no Brasil: Gol, Polo, Woyage, Fox Cross, Jetta, Tiguan e o Virtus. Esse modelos venderam em maio 5.939 unidades. Houve uma queda considerável no movimento por causa da pandemia do coronavírus. No geral, nos primeiros cinco meses de 2020, foram licenciados 81.781 unidades. O destaque vai para o modelo Gol, com 20.919 emplacamentos ou 25,6% do total. O segundo lugar pertence ao modelo Polo, com 17.515 unidades ou 21,4% do total. No segmento dos comerciais leves, a Volks tem o modelo Saveiro, com vendas de 10.875 unidades em 2020. Na competição, o grupo alemão detém 16% do mercado. Perde apenas para a americana General Motors (17,9%).

volkswagen-logo1Empresa
VOLKSWAGEN — Foi fundada no dia 28 de maio de 1937, na cidade de Wolfsburg, Alemanha, pelo engenheiro Ferdinand Porsche. Com o tempo, transformou-se na maior fabricante de automóveis da Europa. Além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Porsche, Skoda, MAN e Volkswagen Caminhões e Scania. Em março de 2011, assumiu o segmento comercial da Porsche e, em 2012, comprou o segmento de motos da italiana Ducati. A empresa chegou ao Brasil em 1953. Em 1959, inaugurou a sua unidade no Bairro do Ipiranga, em São Paulo. Em 1976, iniciou a operação na unidade de Taubaté, com o propósito de construir o Gol. Em 1996, inaugurou a fábrica de São Carlos — uma das três maiores construtoras de motores do mundo — e, em 1999, inaugurou a unidade de São José dos Pinhais.

20161119 carro-eletricoCarro Elétrico Do Futuro
15/11/2016 — A montadora alemã Volkswagen anunciou que vai mandar para as ruas em 2020 a primeira versão do I. D. Elétrico. Essa versão ainda terá volante e dispõe a necessidade da presença do motorista. Porém, a intenção é que o modelo contendo o piloto automático se torne realidade em 2025. Neste futuro modelo, o volante se retrairá para o painel quando a opção for escolhida pelo condutor. No I. D. 2020, o dono não precisará de nenhuma chave física para ligar o carro: usará o próprio smartphone e uma senha, concedida quando a compra acontecer. O aplicativo também deverá memorizar as preferências do usuário quanto à posição dos assentos, climatização interna, configurações do sistema de som, playlists, contatos da agenda e outras praticidades (com a revista VIP).

auto-de-infracao1Volks Vs. Ibama
25/03/2017 — O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis decidiu multar em R$ 50 milhões a montadora Volkswagen do Brasil por fraude em testes de emissão de poluentes realizados em laboratório com veículos da linha Amarok 2011/2012. A decisão administrativa, foi proferida em primeira instância e ainda cabe recurso. O Ibama também determinou que a empresa realize o recall dos veículos que contêm dispositivo destinado a reduzir as emissões de poluentes. Clique na imagem para ampliar.

No total, 17.057 carros da linha continham um software que poderia otimizar os resultados de óxidos de nitrogênio (NOx) durante os testes laboratoriais de homologação. Segundo o Ibama, os veículos Amarok testados continham o dispositivo chamado defeat devise, que reduz em 0,26 g/km, em média, a emissão de poluentes durante ensaios de laboratório. Entretanto, em condições normais de uso, os veículos emitem poluentes acima dos limites e exigências ambientais previstos em lei. O relatório que identificou o problema no Brasil foi realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a pedido do instituto. Originalmente, a fraude foi descoberta pela agência norte-americana de proteção ambiental, que emitiu em setembro de 2015 um aviso de violação da lei daquele país dedicada que dispõe sobre a poluição atmosférica. Somente em 2016, a Volks vendeu 9.172 Amaroks no Brasil. O faturamento foi de mais de R$ 1 bilhão.

Dieselgate
20/09/2017 — A Volkswagen foi condenada, em primeira instância, a pagar R$ 1,1 bilhão de indenização aos 17.057 proprietários das picapes Amarok no Brasil. Os veículos foram os pivôs da fraude de emissão de poluentes, conhecida pelo termo “dieselgate”. A decisão foi do juiz da 1.ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro determinou pagamento de R$ 54 mil por danos materiais e R$ 10 mil por danos morais a cada um dos donos dos veículos afetados. Além disso, a montadora alemã deverá pagar R$ 1 milhão por dano moral coletivo à sociedade brasileira, uma medida de “caráter pedagógico e punitivo", segundo a decisão. A Volks, em nota oficial, informou que vai recorrer. A ação coletiva foi movida pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e do Trabalhador. O escândalo dos motores a diesel que poluem acima do permitido, completou dois anos

fusca conversivel1Volks & Fusca
13/09/2018 — A Volkswagen anunciou que, em 2019, deixará de produzir definitivamente o Fusca. Para celebrar o fim da história do carro, serão produzidos dois novos modelos, um com teto e outro conversível. Ambos terão características semelhantes às das versões anteriores. O preço básico será de 23,3 mil dólares (cerca de R$ 98 mil). O fusca estreou no mercado americano no começo da década de 1950, popularizando-se maciçamente com o filme “Se Meu Fusca Falasse”, lançado em 1968 pela Disney. O modelo deixou de ser vendido no mercado americano em 1979, mas continuou sendo produzido no México e no Brasil. A história do Fusca tem pontos nebulosos. O modelo original foi criado pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, com o apoio, segundo historiadores, do Adolf Hitler.


 

 



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