Cerca de 360 funcionários Indústria de Calçados Agabê foram demitidos no final de agosto após fechamento da fábrica em Aracati, a 150 km de Fortaleza, informou em sua edição de quarta-feira (10/09/2013) o jornal O Diário do Nordeste. Construída em 1997 para fabricar calçados exclusivamente para exportação, a fábrica viu o número de pares produzidos cair drasticamente após a queda do dólar em 2003, fazendo com que a empresa mudasse o foco do empreendimento para o mercado interno, no intuito de manter as atividade na cidade. Com o fechamento da filial no Ceará, todas as operações foram concentradas na matriz da empresa em Franca, onde opera desde 1945.
A indústria, que chegou a operar com 800 funcionários e fabricar sete mil pares de calçados por dia, tornou-se a maior geradora de empregos da região e operava, no início das atividades, em sua capacidade plena. A estratégia deu certo durante os primeiros seis anos. Com a queda das exportações, a filial passou a fabricar também para o mercado brasileiro. As perdas com as vendas externas se agravaram a partir de 2007. Para completar, um incêndio provocou a destruição de 70% da estrutura da empresa. Entre as perdas estavam máquinas e 55 mil pares prontos para exportação, segundo informou a assessoria de comunicação da empresa. “Até hoje não recebemos o valor completo do seguro”, ressalta a nota.
Após o incêndio, a fábrica reduziu a produção de calçados para dois mil pares por dia, depois para 1,2 mil. Segundo a empresa, para que o empreendimento na cidade fosse rentável, a produção mínima teria que ser de, pelo menos, três mil pares. A empresa é responsável por grande parte da produção de sapatos de marcas como a italiana Hugo Boss. A assessoria informou também que está tentando vender a estrutura do empreendimento e que três grupos do mesmo segmento demonstraram interesse. A recente alta do dólar e os esforços da Câmara Municipal de Aracati para apresentar soluções que justificassem a permanência da fábrica na cidade não foram o suficiente para manter a continuidade da produção. De acordo com a prefeitura, 4% da arrecadação mensal do município provinham do Agabê. Segundo dados do Tribunal de Contas do Ceará, até agosto a cidade tinha arrecadado R$ 62,4 milhões.
02/09/2013
Expansão na unidade de Franca
A Indústria de Calçados Agabê, de Franca, anunciou na semana passada um plano de expansão. Com uma produção de 450 pares por dia, a empresa se prepara para atingir nos próximos meses a marca de 800 pares, devendo fechar 2013 com uma produção superior a mil pares/dia. A fábrica tem trinta e três linhas de produção e 450 modelos diferentes, dos quais se sobressaem os produtos de moda country. Ela tem licenciamento para produtos que fazem referência às duplas Chitãozinho & Xororó, Fernando & Sorocaba e João Carreiro & Capataz. Acaba também de fechar um contrato com os Estúdios Disney para a produção de botas para os personagens infantis do filme Toy Story. As informações foram dadas ao jornal Comércio da Franca pelo diretor Marcelo Betarello.