antonio-candido ft1Antônio Cândido
ANTÔNIO CÂNDIDO DE MELLO e SOUZA
nasceu no dia 24 de julho de 1918, na cidade do Rio de Janeiro. Morreu no dia 12 de maio de 2017, na cidade de São Paulo.

Passou a infância em Minas Gerais, nas cidades de Cássia e Poços de Caldas, e em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo. Em 1937, mudou-se para a capital paulista. Dois anos depois, ingressou na Faculdade de Direito e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. O primeiro curso foi abandonado prestes a terminar, mas o segundo lhe rendeu o passaporte para a carreira acadêmica: em 1942, ingressou no corpo docente da USP como assistente de ensino.

Em 1945, obteve o título de livre-docente com a tese “Introdução ao Método Crítico de Sílvio Romero” e, em 1954, o grau de doutor em Ciências Sociais, com a tese “Parceiros do Rio Bonito”, ainda hoje um marco nos estudos sobre sociedades tradicionais. Entre 1958 e 1960, foi professor de literatura brasileira na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, hoje integrada à Universidade Estadual Paulista (Unesp). Como professor-titular de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, a partir de 1974, chegou a formar intelectuais como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o crítico Roberto Schwarz, seu principal discípulo.

antonio-candido ft2Aposentado em 1978, atuou como professor do curso de pós-graduação até 1992. Durante o período de colaboração com o jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), no início dos anos de 1940, o intelectual resenhou os primeiros livros do João Cabral de Melo Neto e da Clarice Lispector. Entre os seus principais escritos estão os livros “Formação da Literatura Brasileira” (1959), “O Discurso e A Cidade” (1993) e “Um Funcionário da Monarquia: Ensaio Sobre o Segundo Escalão” (2002). Ele conquistou quatro vezes o Prêmio Jabuti e foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Internacional Alfonso Reyes, um dos mais importantes da América Latina, em 2005. Politicamente, opôs-se, no seu tempo, ao presidente Getúlio Vargas. Mais à frente, na década de 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados