01Frankenstein
FRANKENSTEIN foi lançado originalmente em 1818 na cidade de Londres, capital da Inglaterra. Trata-se de um romance gótico, de horror e ficção científica. O texto da inglesa Mary Shelley relata a história do Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mais tarde, ele é visto viajando num trenó puxado por cães no Polo Norte. Esse encontro é narrado em cartas escritas pelo capitão Robert Walton para sua irmã em Londres.

No comando de uma expedição, o capitão toma contato com o Frankenstein, que passa a narrar a sua história. Para o capitão, o “monstro” explica o porquê da tentativa de criar um ser humano sobrenatural. O livro foi diversas vezes adaptado para o cinema e a televisão. Atravessou os tempos e se tornou um clássico. No centro da história está a ideia de que nossa compreensão da ciência pode ser desenvolvida e controlada, a ponto de deter a tendência à dissolução da natureza. O subtítulo do romance — “O Prometeu Moderno” — torna clara a ligação com a Mitologia Grega.

Mas é evidente que o texto olha tanto para a frente quanto para trás. O cientista e filósofo suíço Victor Frankenstein inspira-se na filosofia ocultista para criar uma figura de aspecto humano, infundindo-lhe vida. A ideia da reanimação está no cerne de grande parte do horror moderno. A tentativa de violar a ordem natural caótica em favor da certeza linear é algo que a sociedade moderna considera normal, seja na construção de ambientes artificiais, seja nas tentativas constantes de adiar a morte e o declínio. Frankenstein é um romance que aborda tais preocupações de um ponto da história no qual os desdobramentos só podiam ser imaginados. É uma prosa fluída, imaginativa e grotesca.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados