ft1Cooper

JAMES FENIMORE COOPER nasceu no dia 15 de setembro de 1789 na cidade de Burlington, Estado da Nova Jersey, Estados Unidos. Morreu no dia 14 de setembro de 1851 na Cidade do Cooper (Cooperstown) no Estado de Nova York. Filho de um juiz, pôde estudar em boas escolas. Mas não se deu bem em nenhuma delas por causa do espírito indisciplinado. Com 17 anos, ávido por aventuras, passou a trabalhar em navios mercantes. Em 1808 ingressou na Marinha, condição em que viajou para diversos lugares do mundo.

Decidiu se tornar escritor ao acabar de ler um romance, cujo enredo não o agradou. Pensou que poderia fazer melhor. Assim, publicou em 1920 o primeiro romance. Intitulado “Precaução”, a obra não teve boa aceitação pública. Mas isso não o desanimou. Publicou mais cinco livros até 1926 quando saiu aquele que se tornaria a sua obra-prima, o drama indígena “O Último dos Moicanos”. Num ritmo bastante alucinante, ele conta a história do chefe moicano Chingachgook. Na companhia do filho natural Uncas e do filho adotivo Hawkeye, o último moicano parte para o oeste à procura de novas terras depois que a tribo foi dizimada.

Na caminhada, eles se colocam no centro da guerra entre ingleses, franceses e outros índios hostis. O romance foca principalmente a ação do Hawkeye, um branco cujo nome de batismo era Nathaniel Poe, e o relacionamento dele com a Cora Munro, a filha de um coronel do exército inglês. O romance foi adaptado com muito sucesso para o cinema em 1992, com o britânico Daniel Day-Lewis  e a americana Madeleine Stowe na pele dos protagonistas. Mais à frente, entre 1994 1995, a história pessoal do Hawkeye virou série na BBC de Londres. No total, o Cooper escreveu mais de trinta romances, com destaque ainda para o “O Desbravador”. A trama versa sobre um herói da fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. O livro foi adaptado para a televisão em 1996 como minissérie.

o ultimo dos moicanos o desbravador1

 

Escritores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados