luz em agosto1Luz
Em Agosto

11/09/2021 — Está nas livrarias uma nova edição da obra “Luz Em Agosto” do americano William Faulkner. A trama é ambientada em 1929, quando os Estados Unidos estavam convulsionados por uma terrível crise econômica, a Grande Depressão. O texto apresenta a Lena Grove. Abandonada grávida pelo marido, ela percorre o país a pé — e de carona — numa jornada atrás do pai da criança. O leitor também acompanha o órfão Joe Christmas, foragido após atacar o pai adotivo. Apesar da pele clara, o jovem o suspeita que possui ancestrais negros, submergindo daí uma crise de identidade no coração de um país radicalmente segregado. O “Luz de Agosto” foi lançado originalmente em 1932. Ocupa a 54.ª posição na lista dos 100 melhores romances escritos no Século 20.

pag1WILLIAM CUTHBERT FAULKNER nasceu no dia 25 de setembro de 1897 na cidade de Nova Albany, Estado do Mississipi. Morreu no dia 6 de julho de 1962 na cidade de Byhalia no mesmo estado. Recebeu o Nobel de Literatura de 1949. Posteriormente, ganhou o National Book Awards em 1951 pelo livro “Histórias Colecionadas” e em 1955 pelo romance “Uma Fábula”. Também venceu dois prêmios Pulitzer, o primeiro em 1955 pelo “Uma Fábula” e o segundo em 1962 pelo “Os Desgarrados”. Utilizando a técnica do fluxo de consciência, narrou a decadência do sul dos Estados Unidos.

Nasceu trinta anos após o sul ter sido derrotado na Guerra da Secessão. Antes, toda a região apresentava uma rígida estrutura social, construída sob a supremacia dos brancos de origem inglesa e religião protestante. Assim sendo, a tradição puritana e colonial o marcou em todos os aspectos econômicos, políticos e religiosos. Não tentou escrever nem reproduzir a situação do sul decadente. Ao contrário, procurou refazê-la, reconstruí-la. Através de uma incansável reconstituição de fatos e pessoas, trabalhou em busca das raízes profundas. Descendia de antiga e ilustre família sulista à qual pertencem diversos políticos.

Abandonou os estudos para trabalhar no banco do avô. Propenso à melancolia e à solidão, escrevia poemas, lia e tentava pintar. Por medir somente um metro e sessenta centímetros de altura, foi recusado pelo serviço militar americano e acabou por alistar-se na força aérea canadense. Mas não chegou a participar da Primeira Guerra Mundial na Europa. Depois de passar um ano na Universidade do Mississippi, foi trabalhar numa livraria em Nova York. Logo estava de volta ao Mississipi, onde exerceu as profissões de carpinteiro, pintor de paredes e chefe dos correios e publicou o primeiro livro, a coletânea de poemas “The Marble Faun” em 1924. No ano seguinte, partiu para Nova Orleans, onde escreveu artigos para jornais e revistas e publicou o primeiro romance, o “Paga de Soldado” (1926).

Nos anos seguintes publicou os principais livros, aqueles com os quais receberia, lentamente, o respeito da crítica, mas não o favor dos leitores: de toda a produção dele, somente os romances “Santuário” (1931) e “Os Desgarrados” foram sucesso de público. Passou a intercalar períodos de recolhimento com outros em Hollywood. Sempre teve uma relação conturbada com a indústria do cinema, mas recorria sempre a ela quando precisava de dinheiro. Na cidade do cinema trabalhou como roteirista, habitualmente com o diretor Howard Hawks. Viajou pelo Japão, França e Filipinas, participando de encontros de escritores ou dando palestras. Foi nomeado escritor residente da Universidade da Virgínia, onde passou a viver parte do ano. Em 1950, enquanto arava a terra em sua fazenda, recebeu a notícia de que ganhara o Prêmio Nobel referente ao ano anterior.


Escritores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados