Imprimir
Categoria: Escritores Americanos
Acessos: 3308

henry-thoreau in1Henry Thoreau
linha-gif

HENRY DAVID THOREAU nasceu no dia 12 de julho de 1817 e morreu no dia 6 de maio de 1862, na cidade de Concord, Massachusetts, Estados Unidos.

Seu pai, emigrado das Ilhas Normandas (no Canal da Mancha), fixara-se na pequena cidade rural de Concord. Após os estudos iniciais, foi enviado à Universidade de Harvard, à custa de um grande sacrifício da família. Na universidade, entrou em contato com Ralph Waldo Emerson e outros representantes do transcendentalismo, movimento filosófico e literário que o influenciaria. Suas primeiras obras (O Espírito Comercial, O Intelectual Americano e Natureza) datam desse período. Nelas, manifesta o desejo de cultivar as “as afeições morais” e admirar o “maravilhoso” mundo.

Formado em 1837, retornou para a cidade natal para ensinar na escola local. Ao mesmo tempo, publicou poemas e ensaios literários na Dial, revista lançada por Margaret Fuller e Emerson. Nessa época, apaixonou-se por Hellen Servall, que o rejeitou. Mais tarde, abandonou o magistério, associou-se a Emerson e partiu para Nova York, onde pretendia se radicar e viver da produção literária. Sem conseguir, retornou para casa, desapontado e endividado. Nessa fase, escreveu A História Natural de Massachusetts, Paraíso (a ser) Reconquistado e Um Passeio de Inverno. Em 1845, procurando contato mais íntimo com a natureza, foi morar numa cabana, à margem da Lagoa Walden, na propriedade de Emerson.

Em 1847, retornou à cidade para dirigir os negócios de Emerson (então em viagem à Inglaterra) e publicar Uma Semana nos Rios Concord e Merrimack. Sem conseguir editor, acabou custeando a publicação em 1849. O livro foi um fracasso e as dívidas obrigaram-no a se voltar para a fábrica de lápis do pai, onde se manteve até o fim da vida. Outro livro escrito durante sua fase no campo, Walden, só seria publicado em1854. Adepto do abolicionismo, escreveu o ensaio Desobediência Civil, em 1849, no qual confrontou a consciência individual com as imposições de governo e maiorias. Essa obra inspiraria numerosos reformadores, entre os quais Mahatma Gandhi.

Seguiu a mesma linha nos ensaios A Escravidão em Massachusetts e Vida Sem Princípios. Escreveu descrições de viagens como As Florestas do Maine, Um Ianque No Canadá e Cabo Cod. Seus últimos trabalhos foram Matizes Outonais, Maçãs Silvestres (ambos parte do seu projetado Calendário) e Caminhando. Faleceu em consequência da tuberculose que o atormentava desde 1852. Considerando a natureza campo de ação e contemplação, ele propunha a construção de uma cultura ligada ao ambiente americano. Em política e religião defendia o individualismo e a liberdade. Embora tenha fracassado inicialmente na carreira, é considerado pelos críticos um maiores da literatura americana em todos os tempos.