filme1Under
the Volcano

29/04/2021 — À SOMBRA DO VULCÃO, do Malcolm Lowry, é aquele tipo de clássico do qual todo mundo ouviu falar, mas nunca leu. Escrito entre 1936 e 1946, o romance é considerado uma obra-prima da literatura universal. À sombra dos vulcões gêmeos Popocatépetl e Iztaccihuatl no México, o ex-cônsul britânico Geoffrey Firmim faz uma tenebrosa descida aos infernos. Separado da mulher, ele sempre aguarda a volta dela. E ela retorna repentinamente no Dia de Finados para reatar o casamento. Entretanto, as marcas da separação são maiores do que ambos imaginavam. O livro foi adaptado para o cinema em 1984, com o Albert Finney e a Jacqueline Bisset nos papéis centrais. À Sombra do Vulcão foi o segundo romance do escritor britânico.

Malcolm Lowry

CLARENCE MALCOLM LOWRY nasceu no dia 28 de julho de 1909 na cidade de Nova Brighton, Condado de Mersey, Inglaterra. Morreu no dia 27 de junho de 1957 na cidade de Ripe. Foi um aluno brilhante da Universidade de Cambridge, quando, com 18 anos, embarcou num cargueiro para o Extremo Oriente. Ao voltar, terminou os estudos e publicou em 1932 o primeiro romance, o “Ultramarino”. Mais à frente, seguiu para os Estados Unidos, onde chegou a trabalhar como cenarista em Hollywood. Também morou algum tempo no México e no Canadá. O segundo romance — “À Sombra do Vulcão” — saiu em 1947. No texto, o alcoolismo, ao lado do amor, é visto não como vício, mas como uma paixão da alma em busca de um paraíso perdido. 

01Essa busca processa-se num labirinto formado pelo cruzamento de vários planos. Esses planos fornecem chaves para a interpretação do livro: autobiográfico, geográfico, sócio-cultural, linguístico, esotérico e clássico. O autor gastou dez anos para terminar o livro. Reescreveu-o quatro vezes. Concebeu-o como o “Inferno”, primeira parte de uma trilogia. Perdeu num incêndio o manuscrito que faria parte do “Purgatório”. Postumamente, foram publicados mais oito livros: “Ouça-nos o Senhor do Céu” (1961), “Poemas Selecionados” (1962), “Lua Cáustica” (1968), “Escuro Como o Túmulo (1968), “Balsa de Outubro” (1970), “Poesia Coletada” (1992), “Viagem Que Não Tem Fim” (2007) e “Rumo ao Mar Branco” (2014).


 

Penas da Bretanha

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados