Imprimir
Categoria: Jonathan Swift
Acessos: 4580

Gulliver

17/11/2023 — A editora Companhia das Letras, através do selo Zahar, está encaminhando para as livrarias e plataformas digitais mais uma edição da obra “Viagens do Gulliver” do autor irlandês Jonathan Swift. O romance foi publicado originalmente em 1726 e já recebeu no Brasil diversas publicações. Na edição de agora, além do texto integral, há notas de comentários que levam o leitor a uma melhor compreensão dos objetivos do escritor. Clássico da literatura britânica, o “Viagens do Gulliver” é um romance satírico. O protagonista é um explorador de mundos. Numa dessas viagens, ele se defronta com a Ilha de Lilliput, cujos habitantes são seres minúsculos. O sucesso da obra propiciou diversas adaptações para o cinema e para a televisão. Imperdível.

01Swift
JONATHAN SWIFT nasceu no dia trinta de novembro de 1667 e morreu no dia dezenove de outubro de 1745 na cidade de Dublin, capital da República da Irlanda. O pai morreu sete meses antes do seu nascimento. Quando tinha um ano, a ama o levou por conta própria para a Inglaterra. Dois anos depois o devolveu à mãe, mas esta resolvera morar sozinha em Londres e o deixou com um cunhado no país natal. O tio o matriculou na Escola Kilkenny em 1673 e simplesmente se esqueceu dele. Em 1681 foi matriculado na Universidade de Trinity. O tio morreu em 1688 e ele partiu na pobreza de novo para a Inglaterra.

Na capital inglesa conseguiu um trabalho de guarda-livros na propriedade do escritor e estadista William Temple. Apaixonou-se pela filha do patrão. Dedicou a ela os primeiros poemas escritos. Em 1693, doutorou-se em teologia na Universidade de Oxford. Depois de muito trabalhar sem sucesso na Inglaterra, retornou à Irlanda em 1701. A partir daí resolveu se dedicar exclusivamente à literatura. O primeiro livro, o “História de Um Tonel”, uma sátira em prosa, foi publicado em 1704. Ganhou muita popularidade no país com esse estilo literário. Mas a glória aconteceu em 1926 com o único romance da carreira, o “Viagens do Gulliver”. A obra se transformou num clássico ao longo do tempo.