Imprimir
Categoria: Escritores Britânicos
Acessos: 4538

20201214Le Carré

DAVID JOHN MOORE CORNWELL nasceu no dia 19 de outubro de 1931 na localidade de Poole, Dorset, Inglaterra. Morreu no dia 12 de dezembro de 2020 na cidade de Truro, vítima de pneumonia. Estudou na Universidade de Berna, Suíça, e na Universidade de Oxford, Inglaterra, tornando-se depois professor no Eton College, antes de se juntar ao corpo diplomático britânico entre 1960 e 1964. A experiência dele nos serviços secretos terminou repentinamente quando o agente duplo britânico Kim Philby denunciou a identidade de dezenas de espiões compatriotas à KGB, agência russa.

No entanto o primeiro livro dele ainda seria publicado enquanto estava no MI6, a agência britânica. É autor de numerosos livros de espionagem, muitos dos quais apresentam um enredo que se desenvolve no contexto da Guerra Fria. Mas o fim desse período o levou a modernizar as temáticas que serviam de pano de fundo para os seus romances. Assim, introduziu na sua obra temas como o terrorismo islâmico, a problemática causada pelo desmembramento da União Soviética, a política dos Estados Unidos no Panamá e as manobras obscuras da indústria farmacêutica no continente africano. Destacam-se em sua obra a estrutura extremamente elaborada, sendo as personagens complexas e profundas.

A profundidade humana, a complexidade política e moral, assim como a inteligência dos enredos levaram-no a ser considerado o autor de espionagem mais literário e filosófico do Século 20. Publicamente, recusou vários prêmios e o grau honorífico de “cavaleiro do reino” (knighthood), mantendo sempre uma postura de independência e crítica, que se materializou, por exemplo, em afirmações contra a Guerra ao Iraque. Alguns dos seus livros foram adaptados para o cinema com muito sucesso. Casos do “O Espião Que Saiu do Frio” (1965), com direção do Martin Ritt; “A Casa da Rússia”, com o Sean Connery e a Michelle Pfeiffer; “O Alfaiate do Panamá” (2001), com o Pierce Brosnan; e “O Jardineiro Fiel” (2005), com direção do brasileiro Fernando Meirelles. Le Carré deixou para a posteridade 25 romances.

uma-verdade-delicada1Verdade Delicada
30/12/2013 — Já está nas lojas o livro “Uma Verdade Delicada”, do autor inglês John Le Carré, célebre pelas obras “O Espião Que Saiu do Frio” (1963), “A Casa da Rússia” (1989) e “O Jardineiro Fiel” (2001). Agora, o inimigo não é mais o comunismo, mas sim uma outra versão daquilo que se compreende como uma nova missão civilizatória: a guerra ao terror. O protagonista, não obstante as versões oficiais, investiga o suicídio de um suspeito de atos terroristas. Recompondo o caso, ele vai revelando uma trama de intrigas, chantagens e falsificações que envolvem altas autoridades do governo. O livro chega com tradução da Heloísa Mourão, 308 páginas e preço sugerido de R$ 45,00.

o gerente noturno1O Gerente
16/04/2016 — A Editora Record mandou para as livrarias brasileiras a obra “O Gerente Noturno”, do escritor John Le Carré. A obra, lançada originalmente em 1993, foi o décimo quinto livro do autor, que ficou conhecido principalmente pelo romance “O Espião Que Saiu do Frio”. No exemplar, de acordo com a sinopse, Jonathan Pine é apenas o gerente noturno de um luxuoso hotel em Zurique. Ao passar informações às autoridades sobre um hóspede suspeito, pessoas da sua ligação começam a morrer. Trata-se de um thriller de espionagem, cujo tema central é o comércio ilegal de armas, que envolve bilhões de dólares. O livro, em 2016, se tornou minissérie na televisão inglesa.