Imprimir
Categoria: Escritores Britânicos
Acessos: 3431

j-fowles1John Fowles

JOHN ROBERT FOWLES nasceu no dia 31 de março de 1926, na cidade de Leigh-on-Sea, Essex, Inglaterra. Morreu no dia 5 de novembro de 2005, na cidade de Lyme Regis, Dorset. Frequentou a Bedford School e o New College de Oxford, onde recebeu o diploma de bacharel em artes. Empenhado em seguir a carreira no magistério, partiu para a França e, posteriormente, para a Grécia. Neste último país, trabalhou como professor entre 1951 e 1963. Contratado como professor de inglês para estrangeiros, retornou para Londres.

Apaixonado por literatura e influenciado por escritores como George Eliot, Charles Dickens, Jane Austen, Guy de Maupassant, Scott Fitzgerald e Thomas Love Peacock, começou a escrever. Publicou o seu primeiro livro — “O Colecionador” — em 1963. O romance alcançou grande sucesso, tornando-se um best-seller em vários países. Narra a história de Frederick Clegg — um colecionador de borboletas e apagado funcionário público — que se torna de repente dono de uma fortuna, ao ganhar na loteria. Ele passa, então, a ter uma grande ambição: sequestrar e manter junto de si a bela Miranda, objeto da sua contemplação e sôfrego amor platônico.

Adquire um grande casarão, adapta-o aos seus propósitos e parte para a ação. Numa noite chuvosa, sequestra a amada. O personagem se defronta com sua presa. Tem ao seu favor unicamente a superioridade física e a determinação mórbida de manter o item da sua coleção junto de si. A moça ofusca e confunde o sequestrador, numa constante superioridade de caráter. Segundo a crítica, o autor caracteriza os tipos: a linguagem de Clegg reflete a personalidade disforme dele, gritantemente medíocre, enquanto o estilo da sequestrada é ágil, nervoso, cheio de vitalidade. Publicou ainda “O Ariosto” em 1965, seguido do “O Mago” (1966) e “A Mulher do Tenente Francês” (1967). Com este último, ganhou o cobiçado W. H. Smith, prêmio concedido anualmente ao melhor autor britânico.