Imprimir
Categoria: Escritores Britânicos
Acessos: 2236

charlotte bronte1Charlotte Brontë

CHARLOTTE BRONTË nasceu no dia 21 de abril de 1816, na cidade de Thornton, Condado de York, Inglaterra, Reino Unido. É irmã das também escritoras Emily e Anne Brontë. Filha de um reverendo muito rigoroso, não teve vida fácil. Foi, primeiramente, mandada para um colégio interno, onde a educação também era muito rigorosa. De volta à casa familiar, a vida não ficou melhor, mas podia, junto com as irmãs, correr pela charneca, que lhe serviria de cenário para as suas obras. É dessa época o livro “Lendas de Angria”, histórias fantásticas, fruto da colaboração das irmãs.

Em 1831, foi mandada para outra escola, descrita em sua novela “Jane Eyre”. Devido à saúde precária, porém, teve de voltar para casa. Desencorajada pelo famoso poeta William Wordsworth, que lera seus poemas, resolveu trabalhar como professora entre 1835 e 1838 e como preceptora em casas de família, experiência que lhe haveria de servir de material também para a novela “Jane Eyre”. Entre 1842 e 1844, esteve em Bruxelas aperfeiçoando o francês, já que tinha a intenção, juntamente com as irmãs, de abrir uma escola. De volta à Inglaterra, publicou, em 1945, uma coletânea de poemas junto com as irmãs. O livro foi muito bem aceito pela crítica.

jane eyre p1O romance “Jane Eyre” — a sua obra-prima — foi aceito para publicação em 1847. O livro alcançou extraordinário sucesso popular, o que a levou a criar a novela “Shirley”, baseada na vida da irmã Emily, publicada em 1849. Com a morte das irmãs, tornou-se o único membro da família. Sua fama literária se estendeu por todo o país. Publicaria, em 1853, a sua última novela — “Villette” —, baseada nas experiências vividas em Bruxelas. O romance “Jane Eyre” foi várias vezes adaptado para a televisão e o cinema. O último exemplar é de 2011, filme dirigido pelo californiano Cary Fukunaga. A protagonista foi vivida pela atriz australiana Mia Wasikowska. O ator inglês Jamie Bell viveu o personagem St. John Rivers.