Imprimir
Categoria: Escritores Britânicos
Acessos: 208

frankenstein20Frankenstein

31/01/2020 — O personagem Victor Frankenstein é bastante conhecido do público em geral por causa das adaptações para o cinema. Agora, a história do cientista louco, uma criação da britânica Mary Shelley, tem nova edição, preparada pela Editora Zahar. Na trama, o cientista, obcecado pela ideia de dar vida à matéria inanimada, entra em pânico e foge quando, finalmente, consegue ter sucesso criando um monstro feito de restos humanos. Entregue ao abandono e à rejeição, a criatura vai atrás do seu criador, em busca de respostas e vingança. O livro foi publicado originalmente em 1818 e se transformou num clássico do horror. A história impressiona pela capacidade de causar arrepios. A nova edição, traduzida pelo Santiago Nazarian, tem 312 páginas e preço sugerido de R$ 39,90.

20190829Mary Shelley
MARY WOLLSTONECRAFT GODWIN
nasceu no dia trinta de agosto de 1797 e morreu no dia 1.º de fevereiro de 1851, na cidade de Londres, capital da Inglaterra. Nascida numa família de classe média alta, desde cedo foi encorajada pelo pai a aderir a políticas liberais e a seguir os seus próprios instintos. Em 1814, iniciou um relacionamento amoroso com um dos seguidores políticos do seu pai, o casado Percy Shelley, famoso poeta. Na sequência, o casal partiu para a França e viajou pela Europa. De volta à Inglaterra, por causa da situação irregular, enfrentaram o ostracismo, dívidas e a morte da filha prematura. Os dois só vieram a se casar em 1816, depois da morte da primeira mulher do poeta.

Nessa vida de reclusão, a Mary Shelley concebeu a história do romance “Frankenstein”. Trata-se de uma história de terror gótica, com inspirações no movimento romântico da época. A trama relata a história do Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais. Ele constrói um monstro no seu laboratório, um ser gigantesco. O monstro, depois de respirar a vida, foge do laboratório, passando a viver numa floresta próxima, onde aprende a comer frutas, vegetais e a usar o fogo. O livro é considerado um clássico da literatura universal. Foi adaptado para o cinema diversas vezes, com destaque para a versão de 1994, com o Robert De Niro no papel. A última versão, o “Acerto de Contas Na Escuridão”, foi lançada em 2018. Além do “Frankenstein”, a autora inglesa escreveu mais onze livros, com destaque para o “Mathilda”, de 1819, e o “O Último Homem”, de 1826.

filme 1994Frankenstein
O filme “Frankenstein de Mary Shelley” foi lançado mundialmente no dia vinte de janeiro de 1995. Baseado no famoso romance da escritora inglesa Mary Shelley, trouxe os atores Kenneth Branagh e Robert De Niro na pele, respectivamente, do Doutor Frankenstein e da criatura criada por ele, respectivamente. A produção tornou-se um sucesso nos cinemas, com faturamento de US$ 112 milhões. De acordo com a sinopse oficial, em 1794, um explorador no Polo Ártico, ao tentar abrir caminho através do gelo, encontra o Victor Frankenstein.

Logo depois, os cães decidem atacar uma criatura, que os mata rapidamente. Assim, o Victor decide contar ao explorador como tudo começou. Segundo a história, quando foi estudar medicina em Ingolstadt, na Alemanha, deixando para trás a noiva, tinha uma única obsessão: vencer a morte. Na faculdade, ao discordar de um renomado mestre, acaba chamando a atenção de outro, que lhe revela experimentos em reanimar tecidos mortos. No entanto, o pesquisador é assassinado e o culpado pelo crime enforcado. O Victor Frankenstein decide, então, colocar o genial cérebro do professor no vigoroso corpo do assassino. As conseqüências de tal ato saíram do controle.