Imprimir
Categoria: Escritores Britânicos
Acessos: 1033

20191113 ft2Stevenson

ROBERT LOUIS BALFOUR STEVENSON nasceu no dia 13 de novembro de 1850, na cidade de Edimburgo, Escócia, Reino Unido. Morreu no dia três de dezembro de 1894, na cidade de Vailima, na Ilhas Samoa. Romancista e poeta, é considerado um dos mais importantes escritores britânicos do Século 19. Está entre os autores mais traduzidos do mundo.

Filho de um engenheiro, ingressou, com dezesseis anos, na Universidade de Edimburgo para estudar Engenharia. Mas logo mudou de ideia, preferindo o curso de Direito. A título de estudo, escreveu diversas obras em prosa e verso, imitando os modelos consagrados da época. Depois de formado, visitou frequentemente a França. Dessas viagens resultaram as obras “Uma Viagem Pelo Interior”, de 1878, e “Viagens Com Um Burro Em Cevennes”, de 1879. Mudou-se para os Estados Unidos neste mesmo ano ao se casar com a americana Fanny Vandergrift Osbourne.

Em 1882, junto com a esposa, retornou à Escócia. Tendo contraído tuberculose, viu-se obrigado a se transferir para a Suíça, onde concluiu o romance “A Ilha do Tesouro”, que iniciara em 1881 como seriado para o periódico Jovens Pessoas. Nessa ocasião começou a escrever o romance “Príncipe Otto”, terminado em 1885. Em 1886, durante uma estadia na Inglaterra trabalhou na revisão da obra “Um Jardim de Versos Para Crianças”, coletânea de poesias sobre as lembranças dos seus primeiros anos. Também escreveu os romances “Raptado” e “O Médico e o Monstro”, drama de suspense sobre o fenômeno da dupla personalidade. Em 1887, viajou aos Estados Unidos, onde começou a colaborar com vários jornais.

Em sua estadia americana também terminou o romance “O Senhor de Ballantrae”. Depois, numa série de viagens, escreveu o romance “Nos Mares do Sul” e a reportagem “Nota de Rodapé da História”. Em 1890, após visitar a Austrália, instalou-se na cidade de Vallima, nas Ilhas Samoa, onde morreu em consequência de uma hemorragia cerebral. Deixou numerosas outras obras. Mas a crítica costuma colocar como o melhor trabalho o romance “A Ilha do Tesouro”. Na trama, um garoto chamado Jim Hawkins, cujos pais são proprietários e moradores duma pequena pensão numa cidade litorânea da Inglaterra, vive diversas aventuras após a chegada de um velho lobo do mar. Os fatos vão acontecendo até que o jovem se vê num navio indo em busca de um tesouro. O livro foi diversas vezes adaptado para o cinema.