Imprimir
Categoria: Escritores Estrangeiros
Acessos: 2574

mo-yan in1Mo Yan

O escritor chinês Mo Yan é o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2012, anunciou nesta quinta-feira (11/10/2012) a Academia Sueca. “Ele tem uma escrita única. Se você ler meia página de Mo Yan, imediatamente saberá que se trata dele”, disse Peter Englund, presidente da instituição, que comentou ainda que os livros do escritor são marcados por seu “realismo alucinante, que funde contos folclóricos, história e contemporaneidade”.

O premiado é um dos autores mais famosos na China. Seus trabalhos falam de forma crítica sobre a sociedade chinesa. Muitos de seus livros já foram banidos no país, o que faz com que o ele seja também um dos mais pirateados por seus conterrâneos. Sua escrita fantasiosa é frequentemente comparada à de Franz KafkaSeu romance mais famoso publicado no Ocidente é Sorgo Vermelho, que deu origem ao filme de mesmo nome dirigido por Zhang Yimou — e que se tornou o primeiro filme chinês a vencer o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, em 1988. Outros dois de seus romances foram adaptados para o cinema: Xingfu shiguang (2000), também de Zhang Yimou, foi baseado no livro Shifu: You'll Do Anything for a Laugh; e Nuan (2003), de Huo Jianqi, adaptado de White Dog Swing.

Desde que publicou o seu primeiro romance, Falling Rain on a Spring Night (Chuva Em Noite de Primavera, em tradução livre), em 1981, já lançou vários outros livros e histórias curtas, todos em mandarim. Seu último romance, Life and Death Are Wearing Me Out (A Vida e a Morte Estão Me Esgotando, em tradução livre), saiu em 2006, e usa a história fantasiosa de uma mulher que morre e reencarna como vários animais para falar sobre o desenvolvimento da China durante o século XX. O livro foi o primeiro a receber o Prêmio Newman para a literatura chinesa, em 2009.

mo-yan in2Histórico

Mo Yan nasceu no dia 17 de fevereiro de 1955, em Gaomi, na província de Shandong. Seus pais eram fazendeiros. Ele deixou a escola durante a Revolução Cultural para trabalhar em uma fábrica. Ele se juntou ao exército da liberação aos 20 anos e começou a escrever ainda quando era soldado, em 1981. Três anos depois, começou a lecionar no departamento de literatura do exército. “Mo Yan” é apenas um pseudônimo adotado pelo escritor, cujo significado é “não fale” em mandarim. Seu nome verdadeiro é Guan Moye. Em um discurso proferido na Universidade de Hong Kong, explicou que optou por este nome porque era considerado franco, algo que não é bem vindo na China.

Já foi indicado a vários prêmios durante sua carreira, inclusive para o Man Asian Literary Prize, promovido pela organização do Man Booker Prize, pelo livro Big Breasts and Wide Hips (Seios Grandes e Quadris Largos, em tradução livre). Este causou grande controvérsia em seu país pelo teor sexual da história, sendo, por isso, retirado de circulação. Com o Prêmio Nobel, ele entra para o restrito grupo de 109 autores que receberam a láurea desde 1901. Desses 109, apenas 12 são mulheres e dois homens já recusaram o prêmio: Boris Pasternak, em 1958, e Jean Paul Sartre, em 1964. Entre os últimos vencedores estão o sueco Tomas Tranströmer e o peruano Mario Vargas Llosa.