01Heaney

30/08/2013 — Seamus Heaney, um dos poetas mais conhecidos do mundo e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1995, morreu aos 74 anos. Natural da Irlanda do Norte, sofria nos últimos tempos de problemas não especificados de saúde. Ao anunciar o prêmio em 1995, o comitê do Nobel elogiou as “obras de beleza lírica e profunda ética que exaltam os milagres cotidianos e o passado vivo”.

O poeta nasceu no dia 13 de abril de 1939, na localidade de Londonberry. Seu pai era fazendeiro e sua mãe procedia de uma família de funcionários da indústria têxtil.Mais velho de nove irmãos, publicou o primeiro livro, Onze Poemas, em 1965, ano em que se casou com Marie Devlin, uma escritora a quem dedicou alguns de seus melhores poemas e com quem teve dois filhos e uma filha. Considerado o poeta irlandês mais importante desde William Butler Yeats, foi professor de poesia na prestigiosa universidade britânica de Oxford entre 1989 e 1994. Estudou literatura na Universidade Queen's de Belfast, onde foi discípulo do escritor e professor Philip Hobsbaum, que o ajudou a desenvolver a vocação de poeta.

A universidade abriga desde 2003 o Centro Seamus Heaney de PoesiaEm 1972, no ápice da violência entre católicos, protestantes e o exército britânico, deixou a Irlanda do Norte e se mudou para Dublin, onde passaria o restante da vida. Após um período consagrado a escrever, retomou a carreira de professor em 1975 e foi docente convidado em universidades dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. Em 1995 se tornou o quarto escritor irlandês a receber o Nobel de Literatura, depois de Yeats (1923), George Bernard Shaw (1925) e Samuel Beckett (1969). No Brasil, está disponível nas livrarias o livro Poemas, lançado pela Companhia das Letras. Os textos aliam o registro miúdo do dia-a-dia a poderosas incursões pela história, pela política, pela natureza e pela mitologia.


 

Grandes Autores

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados