stallone-rambo1David Morell
John J. Rambo
é um personagem fictício icônico. Surgiu pela primeira vez no romance First Blood, de 1972, escrito por David Morrell, porém posteriormente tornou-se mais famoso por sua aparição na série de filmes, em que foi interpretado por Sylvester Stallone. O personagem de foi considerado um possível candidato para a lista dos 100 Heróis e Vilãos do Instituto Americano de Cinema. Segundo disse o autor à Playboy em novembro de 1989, o personagem surgiu quando ele assistia à televisão. Estava-se no ano de 1969, a Guerra do Vietnã pegava fogo e os Estados Unidos não estavam bem.

Era uma noite quente de agosto e o telejornal mostrava cenas de uma batalha nos arredores de Saigon. Soldados americanos, sujos e suados, rastejavam na selva disparando suas M-16 para repelir um ataque inimigo. Balas voavam para todos os lados, enfermeiros corriam para atender os feridos, um oficial berrava ordens num rádio, exigindo apoio aéreo. Terminada a tal reportagem, o telejornal passou para outra. Nesta, o conflito era “dentro de casa”. Naquele verão sufocante, as pequenas cidades americanas estavam em pé de guerra, abaladas por uma onda de atentados a bomba, promovidos por extremistas de esquerda. Em imagens de pesadelo, soldados da Guarda Nacional, armados de baionetas, abriam caminho pelas ruas incendiadas.

stallone-rambo2Enquanto isso acontecia, o autor tinha 26 anos e preparava sua tese de doutorado sobre literatura americana. Mas a sua verdadeira ambição era de se tornar um romancista. Ela sabia que poucos escritores conseguiam sobreviver com o resultado de suas obras. O jeito era se tornar professor e ir ganhando a vida, enquanto não lhe ocorresse um bom assunto sobre o qual escrever. Foi quando teve o “estalo”, ao assistir o noticiário da televisão. Pensou, então, em escrever um romance mostrando como a Guerra do Vietnã havia se transferido para dentro dos Estados Unidos. Decidiu que seu personagem principal seria um veterano de guerra — um boina verde —, que, depois de muitas missões angustiantes, fosse capturado pelo inimigo, escapasse e voltasse para casa.

Ele traria também a “síndrome do stress pós-trauma”. Nascia, assim, o Rambo. O romance foi terminado em 1970. Um agente literário conseguiu vendê-lo para uma grande editora. Foi publicado em 1971 o título de First (literalmente, Primeiro Sangue). A revista Time fez uma resenha classificando-o como um romance “carnográfico”. Ou seja, o equivalente violento da pornografia. O autor não se importou. Para um estreante aterrorizado, qualquer espécie de atenção valia a pena. Rapidamente, começaram as edições de bolso e as traduções no exterior. E, aí, os produtores de cinema se interessaram. Mas a adaptação cinematográfica só ocorreria em 1982, com Sylvester Stallone na pele do protagonista. Custou US$ 15 milhões e arrecadou mais de US$ 125 milhões nas bilheterias de todo o mundo.


 

Grandes Autores

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados