banner-topo

Matteo Bandello, o poeta italiano que inspirou mais tarde o inglês William Shakespeare

matteo-bandello1Matteo Bandello, o original

Nasceu em dia e mês incertos do ano de 1485, na localidade de Castelnuovo Scrivia, Piemonte, Itália. Morreu em dia e mês incertos do ano de 1561, na localidade de Agen, Aquitânia, França.

Após estudos na cidade de Pádua, Itália, entrou para a Ordem dos Dominicanos, abandonando-a depois para se dedicar à política. Tomou parte na guerra entre franceses e espanhóis, sendo, logo após, considerado proscrito. Protegido por Henrique II, rei da França, foi nomeado, em 1550, bispo da cidade de Agen, onde viveu seus últimos anos. Sua obra literária compõe-se de um “Cancioneiro” (1544), que inclui duzentos poemas no estilo de Francesco Petrarca, poeta italiano do século XIV. Suas 214Novelas” o tornaram famoso. Muito lido nos séculos XVI e XVII, foi imitado por vários escritores franceses da sua época e de épocas posteriores. Seus temas são tirados de textos antigos, anedotas, farsas da Idade Média, temas religiosos, etc. De uma dessas novelas, o inglês William Shakespeare extraiu o enredo para o clássico “Romeu e Julieta”.


Outros italianos famosos
alessandra-mussolini2 alfredo-casella in1 avogadro1 andrea-del-castagno1 anselmo1 messina-auto1 arquimedes1 augusto-imp1


© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados