Imprimir
Categoria: Escritores Portugueses
Acessos: 4315

julio-dinis1Júlio Dinis

JOAQUIM GUILHERME GOMES COELHO nasceu no dia 14 de novembro de 1839 e morreu no dia 12 de setembro de 1871, na Cidade do Porto, Portugal.

Fez seus estudos de medicina em sua cidade natal, passou o doutorado com 22 anos e exerceu por alguns anos a profissão, fazendo consultas na Província do Minho. Tornou-se depois professor da Escola de Cirurgia do Porto. Morreu aos 32 anos, vítima de tuberculose. Desde sua época de estudante, publicava poemas e novelas no Jornal do Porto, as quais, em 1870, reuniu e publicou com o nome de Serões na Província. Aos 21 anos, publicou o romance Uma Família Inglesa, obra bastante influenciada por seus autores preferidos, sobretudo Charles Dickens.

O livro foi uma análise das relações entre ingleses e portugueses na Cidade do Porto. Possui os traços característicos de toda a obra futura do autor: intriga muito sutil, atmosfera íntima e graciosa, descrição minuciosa das relações interiores dos personagens. Amante da vida provincial, escreveu As Pupilas do Senhor Reitor, publicado em 1866, considerado a sua obra prima. Vieram também A Morgadinha dos Canaviais (1868) e Os Fidalgos da Casa Mourisca. São trabalhos que revelam, ao mesmo tempo, um observador atento dos tipos humanos do campo português e um discípulo de George Sand, totalmente confiante nos recursos da bondade natural do homem. Acreditava que o livro servia de instrumento para educar e civilizar. Escreveu também Poesias.

as-pupilas1AS PUPILAS DO SENHOR REITOR foi um retumbante sucesso em sua época. Devido ao modo como foi produzido, segundo a crítica, o texto apresenta pouco apuro no estilo, com chavões e variedades. Baseado em costumes rurais, foi claramente dirigido à classe popular. Ambientado na segunda metade do século XIX, em uma aldeia portuguesa, conta a história de Margarida e Clara e seus romances com os filhos do fazendeiro José das DornasDaniel e Pedro. O livro foi transformado em novela pelo roteirista e diretor Lauro César Muniz em 1970, para exibição na Rede Record. Em 1994, veio outra adaptação. Desta vez pelas mãos dos roteiristas Ismael Fernandes e Bosco Brasil. A exibição foi entre dezembro de 1994 e julho de 1995 no SBT. Em 2017, a Editora Record lançou uma nova edição da obra.