Imprimir
Categoria: Espaço
Acessos: 1865

Scott & Mikhail

02/03/2016 — O astronauta americano Scott Kelly e o cosmonauta russo Mikhail Kornienko voltaram à Terra após ficarem um ano a bordo da Estação Espacial Americana. A dupla pousou, sem problemas, no Cazaquistão. Os astronautas realizaram grandes feitos enquanto estiveram em órbita, como a criação de uma alface — a primeira “degustação de alimentos cultivados no espaço — e a plantação de uma flor no ambiente de microgravidade da ISS. Além disso, iniciaram experiências com o envelhecimento de vinhos produzidos por uma empresa japonesa. Eles completaram 340 dias no espaço. Apesar da longa permanência do Scott Kelly na estação, o recorde mundial, atualmente, pertence ao astronauta russo Sergei Krikalev. Ele ficou 803 dias no espaço ao longo de seis missões. O metabolismo dos heróis do espaço será analisado para ver se houve algum tipo de alteração.

Scott-Kelly15bScott Joseph Kelly nasceu no dia 21 de fevereiro de 1964, na cidade de Orange, Nova Jersey, Estados Unidos. Formado em engenharia elétrica, tornou-se aviador em 1989, servindo no Texas e se transferindo em seguida para a Virginia, onde fez treinamento nos F-14 Tomcat. Após a conclusão do curso, serviu no Mar Mediterrâneo, no Atlântico Norte, no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico a bordo do porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower. Em janeiro de 1993, cursou a Escola de Piloto de Teste Naval dos Estados Unidos. Transferido para a base naval de Maryland, pilotou e testou jatos F-14 e F-18.

Foi selecionado pela NASA em 1996 e cumpriu o período de treinamento no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas, onde, inicialmente, cumpriu funções técnicas em terra. Em 1999 foi pela primeira vez ao espaço como piloto da nave Discovery na missão STS-103 do ônibus espacial. Passou, então, 191 horas em órbita. A missão, realizada entre 19 e 27 de dezembro daquele ano, foi realizada para que a tripulação instalasse novos instrumentos e sistemas mais modernos no telescópio espacial Hubble. Após essa missão, exerceu vários postos e funções na agência espacial. Foi, inclusive, diretor operacional da unidade existente na Rússia. Em 2013, foi designado para uma missão de um ano a bordo da Estação Espacial Internacional. Seu irmão — Mark Kelly — também é astronauta.