martine-e-kahena rio16aMartine & Kahena

18/08/2016 — A dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze chegou na primeira posição na última regata da classe 49er e garantiu o ouro para o Brasil. É a primeira vez que essa categoria é disputada numa olimpíada. As brasileiras começaram a última prova, realizada na Baía da Guanabara, tecnicamente empatadas com a Espanha, a Dinamarca e a Nova Zelândia na classificação geral. Só dependiam do próprio resultado nesta etapa para garantirem um lugar no pódio. Assumiram a primeira colocação na última boia. As neozelandesas ficaram com a prata e as dinamarquesas, com o bronze. A Martine tem a quem puxar. Ela é filha do campeoníssimo Torben Grael, dois ouros panamericanos, quatro ouros em campeonatos mundiais e dois ouros em jogos olímpicos (Atlanta e Atenas).

martine-e-kahena rio16Martine Soffiatti Grael
Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1991, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Começou a velejar com o pai quando tinha apenas quatro anos. Começou a competir em 2004, ganhando o Campeonato Brasileiro da classe optmist, junto com a então companheira Isabela Swan. Não conseguiu classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, realizados em 2012. Em termos internacionais, conquistou, em 2014, a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Santander, Espanha. Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Canadá, em 2015, ficou com a medalha de prata. Junto com a colega Kahena Kunze, é a primeira no ranking mundial.

martine-e-kahena rio16cKahena Kunze
Nasceu no dia 12 de março de 1991, na cidade de São Paulo. Filha do velejador Cláudio Kunze, seu nome vem de uma mitológica guerreira dos Montes Urais. Começou a velejar com o pai ainda criança na Represa de Guarapiranga, na capital paulista. Aos dez anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viria a conhecer a futura colega de barco Martine Grael. Em competições oficiais, o primeiro título veio em 2009, no mundial júnior da classe 420. Em 2010, deu um tempo no esporte para se dedicar ao curso superior de engenharia ambiental. Voltou em 2012, com a finalidade de treinar firme para os Jogos Olímpicos de 2016. No total, já ganhou cinco medalhas: duas de ouro e três de prata.



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados