Imprimir
Categoria: Maria Mutola
Acessos: 4082

maria-mutola in1Maria

MARIA DE LURDES MUTOLA nasceu no dia 27 de outubro de 1972, na cidade de Maputo, capital de MoçambiqueDesde criança foi ligada aos esportes. Sua preferência inicialmente recaiu sobre o futebol. Mas como não deu certo, optou pelo atletismo aos catorze anos. De família humilde, beneficiou-se em 1988 de uma bolsa de solidariedade olímpica para os países do Terceiro Mundo. Assim, mudou-se para Estado do Oregon nos Estados Unidos, onde passou a estudar e treinar. 

Venceu mais de uma centena de provas internacionais. Detém o recorde mundial dos mil metros em pista coberta e pista aberta, recorde africano nos mil metros em pista aberta e nos 800 metros em pista aberta. Em 1995, consagrou-se como vencedora do Grande Prêmio da Confederação Internacional de Atletismo Amador. Foi medalha de ouro dos 800 metros nos Campeonatos Mundiais de Stuttgart (1993), Edmonton (2001) e Paris (2003), medalha de prata no Campeonato Mundial de Sevilla (1999) e medalha de bronze no Campeonato Mundial de Atenas (1997).

Em 2003, com trinta anos, fez história ao se tornar a primeira atleta a ganhar um milhão de dólares sozinha. Foi a única competidora a vencer as seis etapas da competição, disputadas em Oslo (Noruega), Paris (França), Roma (Itália), Berlim (Alemanha), Zurique (Suíça) e Bruxelas (Bélgica). Ainda em 2003 foi medalha de ouro no Campeonato Mundial in door de Birmigham (Inglaterra) e no Campeonato Mundial de Paris. Também ganhou a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta (Estados Unidos) em 1996 e a medalha de ouro na Olimpíada de Sydney (Austrália) em 2000. É a maior atleta de Moçambique em todos os tempos.

maria-mutola in2 maria-mutola in3 maria-mutola in4