01Magic
Paula

MARIA PAULA GONÇALVES DA SILVA nasceu no dia onze de março de 1962 na cidade de Osvaldo Cruz no Estado de São Paulo. Junto com a Hortência Marcari formou a dupla de ouro do basquete feminino brasileiro nas décadas de 1980 e 1990. Começou a se interessar pelo basquete ainda na pré-adolescência nas escolas em que estudou. Apareceu para os técnicos no início da década de 1970 nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior, eventos patrocinados pela Secretaria de Esportes do Estado.

Em clubes passou pelo Assis Tênis Clube da cidade de Assis e pelo Divino Salvador Clube de Jundiaí até chegar em 1980 ao time da Universidade Metodista Paulista de Piracicaba (UNIMEP), então um dos melhores do país. Com catorze anos foi convocada como armadora para a seleção brasileira. Com o selecionado participou de seis campeonatos mundiais, quatro campeonatos pré-olímpicos, quatro campeonatos Pan-Americanos e dois Jogos Olímpicos em 1992 em Barcelona na Espanha e em 1996 em Atlanta nos Estados Unidos. No primeiro levou a seleção ao sétimo lugar na classificação geral.

Em Atlanta ajudou a faturar a medalha de prata numa final contra os Estados UnidosO resultado mais significativo com a seleção aconteceu em 1991 nos Jogos Pan-Americanos de Havana em Cuba. Naquele ano ganhou a medalha de ouro num enfrentamento com a poderosa seleção americana. Também faturou a medalha de ouro no Campeonato Mundial da Austrália em 1994. De acordo com os registros, disputou 150 partidas oficiais e marcou 2.537 pontos. Encerrou a carreira em 2000 quando defendia as cores do BCN-Osasco. Depois da aposentadoria assumiu um cargo de direção da Confederação Brasileira de Basquete. Em 2005, os americanos a homenagearam ao incluí-la no Hall da Fama do basquete feminino. Em 2010 foi agraciada com a comenda da Ordem do Ipiranga, homenagem do governo do Estado de São Paulo.

02 03 04

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados