victoriaazarenka in2Victoria Azarenka

A bielorrussa Victoria Azarenka, 22 anos, é a mais nova líder do ranking mundial de tênis. Ela derrotou a russa Maria Sharapova na decisão do Torneio Aberto da Austrália, em Melbourne, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/0), na manhã de 28/01/2012 e faturou seu primeiro Grand Slam. Essa foi também a primeira decisão de um grande torneio da bielorrussa, então número três do ranking. A vitória sobre Sharapova foi confirmada em pouco mais de 1h30 de disputa.

No caminho até o título na Austrália, Victoria Azarenka eliminou a britânica Heather Watson (primeira fase), a austríaca Casey Dellacqua (segunda fase), alemã Mona Barthel (terceira fase), tcheca Iveta Benesova (quarta fase), polonesa Agnieszka Radwanska (quartas de final), a belga Kim Clijsters (semifinal) e a russa Maria Sharapova (final). No dia 30 de janeiro de 2012, a Associação das Tenistas Profissionais (WTA) anunciou o novo ranking mundial, com ela em primeiro lugar.

VIKTORIA FIODOROVNA AZARENKA nasceu no dia 31 de julho de 1989, na cidade de Minsk, Bielorrúsia. Mudou-se aos 14 anos para os Estados Unidos para passar por treinamentos técnicos, o que foi preponderante para as suas vitórias seguintes. Tornou-se campeã mundial júnior em 2005. Ao atingir o 4.º lugar no ranking mundial, tornou-se também a primeira atleta de seu país a conseguir tal proeza, superando, então, a sua compatriota Natasha Zvereva, que havia conseguido a quinta posição.

As imagens do Aberto da Austrália 2012

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados