01Cat
Power

CHARLYN MARIE MARSHALL nasceu no dia 21 de janeiro de 1972, na cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos. Filha de um pianista, desde muito cedo teve contato com a música. Em 1992, sem terminar, largou o ensino médio e foi morar em Nova York. Lá, já com o pseudônimo Cat Power, realizou seu primeiro show num pub do Brooklin. Em 1994, abriu alguns shows da cantora Liz Phair e conheceu Steve Shelley (baterista do Sonic Youth) e Tim Foljahn (guitarrista do Two Dollar Guitar), que a encorajaram a gravar seus dois primeiros álbuns Dear Sir (1995) e Myra Lee (1996).

Em 1996, assinou contrato com a gravadora Matador e gravou o seu terceiro álbum, What Would the Community Think, lançando o clipe do disco simples Nude as the NewsApós uma turnê de três meses em 1996, abandonou a cena musical para trabalhar como babá em Portland, no Oregon. Depois, mudou-se para uma fazenda em Prosperity, na Carolina do Sul, com o namorado Bill Callahan (Smog). Planejava abandonar a música definitivamente, mas após uma noite de pesadelos, surgiram as letras que iriam compor o álbum Moon Pix, gravado no Sing Sing Studios, em Melbourne, na Austrália. Com elogios da crítica, passou a ser reconhecida no meio musical.

Assim, foi convidada para fazer o acompanhamento musical do filme mudo A Paixão de Joana d´Arc, uma produção francesa de 1928. Nestes shows eram apresentados novos materiais e muitos covers, que deram origem ao álbum The Covers Record (2000), uma coletânea de versões tocadas 1998 e 1999. Em 2003, voltou com canções novas no álbum You Are Free, que foi bastante elogiado. Em 2004, lançou o primeiro DVD, Speaking for Trees, acompanhado de um CD de áudio. Em 2006, interrompeu uma turnê pelos Estados Unidos e pela Inglaterra por motivos de saúde. Após tratamento psquiátrico no Miami's Mount Sinai Medical Center, retornou recuperada e lançou The Greatest, considerado o seu mais bem elaborado disco.

A cantora realizou uma série de shows no Brasil no final de 2007 dentro do Tim Festival. Na turnê nacional, a cantora passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória. Em, 19 de julho de 2009, apresentou-se no HSBC Arena do Rio de Janeiro. Participou também da Virada Cultural Paulista 2010, com apresentações em São José dos Campos e Jundiaí. Em maio de 2013, voltou a São Paulo para se apresentar para um seleto público reunido no Cine Joia. Andrógina, arredia, nervosa e atacada (Jotabê Medeiros, Estadão), ela não deixou os fotógrafos trabalhar e ainda selecionou pessoalmente as fotos que seriam liberadas. No show, ela cantou nove das onze canções do disco Sun, lançado em 2012.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados