Música

05/02/2024 — Realizou-se nesta data a sexagésima sexta edição do Grammy, o maior prêmio da música mundial. A grande vencedora da noite foi a americana Taylor Swift. Ela abocanhou a estatueta de melhor álbum de 2023, o “Midnights”. A lourinha se tornou assim a primeira artista da história do prêmio a ganhar quatro vezes nesta categoria. Números do mercado fonográfico estimam que o “Midnights” vendeu cerca de vinte e duas milhões de cópias ao redor do mundo. Noutras categorias do Grammy, o destaque ficou também com a Miley Cyrus com o prêmio de melhor gravação do ano com a música “Flowers”. A Billie Eilish, a revelação da música americana, levou o prêmio de melhor música do ano com a “What Was I Made For?”.

frontal1Taylor
TAYLOR ALISON SWIFT nasceu no dia treze de dezembro de 1989 na cidade de Reading no Estado da Pensilvânia nos Estados Unidos. Filha de um banqueiro, começou a carreira profissional em 2006, com o lançamento do disco simples “Tim McGraw”. O single ficou no sexto lugar na parada Billboard Country Songs e vendeu mais de 1,4 milhão de cópias. Seu primeiro álbum — “Taylor Swift” — foi lançado em outubro de 2006. Foi recebido com críticas positivas. O público também recebeu bem o trabalho, que vendeu mais de cinco milhões de cópias somente nos Estados Unidos.

Até 2014, foram mais quatro álbuns de estúdio: “Fearless” (2008), “Speak Now” (2010), “Red” (2012) e “1989” (2014). É uma das artistas mais premiadas dos Estados Unidos. No cinema, participou, como atriz, do filme “Idas e Vindas do Amor”, lançado em 2010. Em 2015, ganhou o Video Music Award nas categorias de “melhor clipe do ano”, “melhor vídeo feminino” e “melhor dupla” (com Kendric Lamar, em “Bad Blood”). Na Billboard Music Awards, participou com catorze indicações em diferentes categorias. Em 2016 foi a artista musical mais bem paga da indústria fonofráfica, com ganhos estimados em US$ 170 milhões. No total na carreira são onze álbuns de estúdio. O último deles, o “The Tortured Poets Departament”, cujo lançamento está previsto para abril de 2024.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados