Imprimir
Categoria: Cantoras Americanas
Acessos: 4298

bonnie-raitt1Bonnie

BONNIE RAITT LYNN nasceu no dia 8 de novembro de 1949, na cidade de Burbank, Califórnia, Estados Unidos. Filha do cantor John Raitt e da pianista Marjorie Haydock, começou a tocar guitarra com a idade um pouco adiantada. Inicialmente, seus planos eram se formar em relações sociais e estudos africanos para poder trabalhar em países da África. Em 1970, ao participar de pequenos festivais, foi notada por olheiros das grandes gravadoras, sendo, finalmente, contratada pela Warner Bros. Seu álbum de estreia — “Bonnie Raitt” — foi lançado em 1971. O disco foi muito bem recebido pela crítica.

bonnie-raitt2A sua carreira foi muito acidentada. Depois de ser aclamada pela crítica, sendo apontada até como a “sucessora” da Janis Joplin e da Linda Ronstadt, ela iniciou um longo período de decadência, que culminaria com a demissão da Warner Bros. em 1986. Na mesma época, foi abandonada pelo marido, mergulhou na bebida e acabou parando numa clínica para alcoólatras. Superada a depressão, assinou contrato com uma nova gravadora e lançou, em 1989, o álbum “Nick of Time”, que chegou ao Brasil em 1990. O disco logo foi parar nos primeiros lugares das paradas e ganhou o Grammy do ano. Ela também ganhou o prêmio de melhor cantora.

De acordo com a crítica, nesse trabalho, o melhor da sua voz aparece quando ela se faz acompanhar de poucos instrumentos musicais, apoiando o arranjo numa guitarra folk. Isso acontece na música “Nobody a Girl”, a melhor faixa do disco. A cantora domina com maestria o blues, estilo que estava voltando a ser moda. Até 2012, foram mais seis álbuns: “Luck of the Draw” (1991), “Longing in Their Hearts” (1994), “Fundamental” (1998), “Silver Lining” (2002), “Souls Alike” (2005) e “Slipstream” (2012). No total, recebeu dez prêmios Grammy. Foi colocada no número 50 na lista das 100 cantoras de todos os tempos e no número 89 na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone.