20170330 day-breaksDia De Descanso

07/10/2016 — A cantora Norah Jones, nascida na cidade de Nova York, lançou o álbum de estúdio “Day Breaks” (“Dia de Descanso”). É o seu sexto trabalho-solo, gravado na Blue Note Recods. O disco está disponibilizado em CD digital, vinil e download digital. Oito músicas do álbum são compostas ou co-escritas por ela mesma. Compondo no piano, pretendia o disco como um retorno ao som de sua estréia em 2002, “Come Away with Me” . O álbum foi co-produzido por ela e pelo Eli Wolf. O disco apresenta o baterista Brian Blade, o organista Lonnie Smith e o saxofonista Wayne Shorter. As canções foram compostas por influências do jazz e gravadas ao vivo. A faixa principal é a música que dá nome ao disco. O disco chegou à vice-liderança da Billboard 200 na primeira semana de lançamento.

20170330aGEETHALI NORAH JONES SHANKAR nasceu no Bairro do Brooklyn, cidade de Nova York, em 30 de março de 1979. Filha do tocador de cítara indiano Ravi Shankar, viveu a infância com a mãe, Sue Jones, que se mudara para Dallas, Texas, quando tinha quatro anos. Estudou no Booker T. Washington High School for the Performing and Visual Arts e na Universidade Norte Texas, onde se formou em jazz e piano. Em 1999, após dois anos no programa, voltou para Nova York, onde começou a tocar com sua banda, a Wax Poetic. É uma musicista premiada, cuja carreira foi impulsionada em 2002, com o álbum de estreia Come Away With Me, um disco de jazz e piano, com um toque de soul/folk, que obteve um grande êxito: Vendeu 23 milhões de cópias em todo mundo.

Obteve oito premiações no Grammy Awards de 2003, incluindo o de nova melhor artista. Seu álbum Feels Like Home, lançado em fevereiro de 2004, foi mais influenciado pela música country, ao invés de repetir o estilo suave de Come Away With Me. Com uma semana de lançamento, o disco já havia vendido um milhão de cópias. Naquele mesmo ano, a revista Time a colocou na lista das “pessoas mais influentes de 2004”. Em 2005, recebeu três prêmios no Grammy Awards, dois para a gravação do ano, pela sua colaboração com Ray Charles na música Here We Go Again. O álbum Not Too Late, de 2007, contou com 13 canções originais de autoria ou co-autoria e produção de Lee Alexander, baixista, há muito tempo seu parceiro de composição. Destaques para as canções Sinkin´Soon, com os vocais do cantor e compositor M. Ward, e Thinking About You, que compôs com o líder da Wax Poetic, Ilhan Ersahin, em 1999.

20170330bEm 2007, teve sua estreia como atriz em My Blueberry Nights (Um Beijo Roubado). O filme abriu o Festival de Cannes daquele ano. Antes, ela  já havia participado de especiais como a Vila Sesamo, apresentando e cantando Don't Know Why. Em 2009, lançou o álbum The Fall e em 2010 a coletânea ... Featuring, com colaborações e parcerias de vários cantores famosos, incluindo Ray Charles. A cantora se apresentou no Brasil em 2004 na turnê do primeiro álbum e retornou em 2010 para divulgação do álbum The Fall, com shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Sua apresentação em São Paulo rendeu um público de 40 mil pessoas. A artista cantou quase todas as faixas de The Fall, mas não esqueceu as músicas antigas. A apresentação durou 1h30 e o público foi ao delírio.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados