Imprimir
Categoria: Fato do dia
Acessos: 16333

Era
de Ferro

Krishna18/02/3102 a.C. — O dia dezoito de fevereiro de 3102 antes da Era Cristã (há 5.128 anos) é o dia cientificamente aceito (datação por carbono) para o início do Kali Yuga, o quarto e último período do hinduísmo. Esse início se deu com a morte do Krishna, que deixou assim a sua forma mortal para tomar a sua forma divina. A Kali Yuga, também nominada Era de Ferro, tem uma duração, segundo os textos religiosos hindus, de 432 mil anos. Teria assim, portanto, mais 429 mil anos para se completar. Antes dessa era existiram outras três: Satia Yuga (era da verdade), Treta Yuga (era de prata) e a Dvapara Yuga (era de bronze).

Como se viu, o início da Kali Yuga coincide com a morte do Krishna. O futuro deus supremo da Mitologia Hindu teria então 125 anos. Ele morreu devido a uma flecha disparada por um caçador. A flecha o atingiu no calcanhar. Essa morte foi considerada o cumprimento de uma maldição do sábio Durvasa. Segundo a lenda, o Krishna, da sua forma física, teria deixado apenas o calcanhar desprotegido, sendo esse então o único ponto vulnerável dele. A morte do Krishna simboliza a ascensão à sua forma divina de volta a Vaikuntha (a morada eterna). Sua partida oficial marca o início da era de conflitos, a Kali Yuga. Na visão teológica, embora a narrativa descreva uma morte mortal, os ensinamentos hindus enfatizam que o Krishna, como Senhor Supremo, apenas “aparenta” morrer.

Plutão

18/02/1930 — O astrônomo americano Clyde Tombaugh anunciou no dia dezoito de fevereiro de 1930 (há 96 anos) a descoberta do então Planeta Plutão. A área de superfície do dito cujo media 16,6 milhões de quilômetros quadrados. Foi classificado então como o menor planeta do Sistema Solar. O nome é uma homenagem ao deus dos infernos na Mitologia Romana. Na Mitologia Grega, esse mesmo deus recebe o home de Hades. Depois de muitas observações e estudos, o Plutão foi rebaixado em 1992 à condição de planeta-anão, pois sua área de superfície não condizia com as extensões de outros planetas solares nas contas da União Astronômica Internacional. A área do planeta, de acordo com estudos atualizados, é composta de rocha e gelo.