o-falcao-maltes p1Falcão Maltês

THE MALTESE FALCON estreou nos cinemas dos Estados Unidos no dia 18 de outubro de 1941. Antes, tinha sido apresentado em première no dia 3 do mesmo mês e ano, na cidade de Nova York. A estreia mundial se deu no dia 18 de março de 1942, na ArgentinaEm 1941, o grande romance de Dashiel Hammet já havia rendido duas adaptações para o cinema. Primeiro com o filme homônimo de 1931, com Ricardo Cortez como Sam Spade. Depois, com Satã Encontrou Uma Dama, trazendo Warren William como protagonista. John Huston escolheu o livro do catálogo de obras compradas pela Warner Brothers.

Confiava de tal forma na força do material que seu roteiro consiste essencialmente em uma transcrição dos diálogos originais. Muitas vezes considerado pela crítica o iniciador do gênero noir, o filme é contido no uso de sombras simbólicas — que são guardadas para o final — e se passa quase por inteiro em quartos de hotel e escritórios impessoalmente bem arrumados. Sam Spade é um detetive particular de São Francisco que está disposto a encontrar o assassino do seu parceiro e frustrar os planos de um grupo de aventureiros traiçoeiros. Estes se tornaram tão obcecados em sua procura pelo fabuloso pássaro incrustrado de joias que cometem o erro fatal de supor que todos são corruptos e gananciosos quanto eles.

A reputação do criador original do personagem é sustentada pelo fato de ele ter acrescentado certo realismo social às histórias americanas de mistério, com detetives particulares que são profissionais de verdade, em vez de superinvestigadores. O clímax do filme possui não só a hilária surpresa de que o pássaro negro — pelo qual todos se dispuseram a conspirar e matar — é, na verdade, uma farsa, como também no momento clássico em que o detetive admite amar a assassina, mas ainda assim a deixará ser arrastada para a cadeia. Enquanto outros grandes diretores de Hollywood seguiam suas próprias visões, o melhor de John Huston está, segundo os críticos, em adaptações fiéis de romances clássicos menores da literatura americana. A produção foi indicada para o Oscar de melhor filme, melhor roteiro e melhor ator coadjuvante (Sydney Greenstreet).

o-falcao-maltes1Elenco
Humphrey Bogart (Samuel Spade)
Mary Astor (Brigid O'Shaughnessy)
Gladys George (Iva Archer)
Peter Lorre (Joel Cairo)
Barton MacLane (chefe dos detetives)
Lee Patrick (Effie Perine)
Sydney Greenstreet (Kasper Gutman)
Ward Bond (Detetive Tom Polhaus)
Jerome Cowan (Miles Archer)
Elisha Cook Jr. (Wilmer Cook)
James Burke (Luke)
Murray Alper (Frank Richman)
John Hamilton
(Bryan)

john-huston2Ficha Técnica
DIREÇÃO: John Huston
ROTEIRO: John Huston
ROMANCE: Dashiel Hammett
PRODUÇÃO: Henry Blanc
PRODUÇÃO: Hal B. Wallis
MÚSICA: Adolph Deutsch
FOTOGRAFIA: Arthur Edeson
MONTAGEM: Thomas Richards
DIREÇÃO DE ARTE: Robert M. Haas
FIGURINOS: Orry-Kelly
COMPANHIA:
Warner Brothers
ORÇAMENTO: US$ 375 mil
BILHETERIA TOTAL: US$ 1,772 milhão


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados