01Caruso

ENRICO CARUSO nasceu no dia 25 de fevereiro de 1873 na cidade de Nápoles na Região da Campânia na Itália. Morreu no dia dois de agosto de 1921 na cidade de Sorrento, vítima de pleurisia. De origem muito humilde, iniciou os estudos de canto em 1891 com o Guglielmo Vergine. Depois cantou em igrejas e nas ruas para conseguir algum dinheiro. Chamado a prestar serviço militar, impressionou a tal ponto um oficial com a voz que foi dispensado da obrigação para que pudesse continuar os estudos.

Estreou profissionalmente na cena lírica em 1894 com a ópera “Fausto” no Teatro Bellini em Nápoles. Durante vários anos cantou em pequenas companhias em turnês pela Itália. Começou a ganhar fama no país quando cantou em 1899 na cidade de Milão a parte de Loris na ópera “Fedora” do compositor Umberto Giordano. Em 1902 emplacou o primeiro sucesso internacional ao cantar a “La Bohème” na cidade de Monte Carlo em Mônaco ao lado da soprano australiana Nellie Melba. Nesse mesmo ano realizou uma temporada em Londres.

Apareceu na pele do personagem Duque na ópera “Rigoletto” do compositor italiano Giuseppe Verdi. Embora o sucesso junto ao público londrino fosse inegável, não chegou a atingir a notoriedade dos anos seguintes. Em 1903 estreou nos Estados Unidos ao cantar na Casa Metropolitana de Ópera de Nova York. Voltou a cantar em Londres em 1904. É dessa época que data a enorme popularidade que conseguiu, principalmente na interpretação do personagem Rodolfo da ópera “La Bohème”. Participou em 1910 da primeira transmissão radiofônica em Nova York e foi um dos primeiros a fazer gravações. Cantou praticamente em todos os países da Europa, América do Norte e América do Sul. No Brasil esteve em 1903 e 1917.


 

No item found! Please check your config!

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados