SIDEWAYS foi lançado oficialmente no dia 14 de janeiro de 2005 nos cinemas da Grécia. Antes, participou de vários festivais, com destaque para os de Toronto (Canadá), Nova York (EUA) e Londres (Inglaterra). Aos cinemas americanos chegou no dia 21 de janeiro de 2005 e, aos brasileiros, no dia 25 de fevereiro de 2005.
Conta a história de Miles, um romancista fracassado de meia idade, conhecedor de vinhos, que quer proporcionar a Jack, seu melhor amigo, uma turnê pelas viniculturas da Califórnia a uma semana do casamento dele. Em sua viagem, o escritor conhece e se apaixona por uma garçonete, enquanto o amigo joga charme para a amiga dela. Não demora muito e a infidelidade de Jack é descoberta, o que acaba com a relação de ambos os casais. O filme, porém, termina num clima positivo, com a garçonete escrevendo para Miles dizendo-lhe que ele tinha um futuro muito promissor na arte que tanto o apaixonava — a enologia.
Os que criticaram o filme se concentraram basicamente sobre o alcoolismo e a desonestidade. Mas o ponto principal, segundo outros críticos, não é mostrar as fraquezas humanas. A real beleza está nos pequenos momentos de intimidade, muitas vezes transmitidos através de metáforas marcantes e emocionantes. Como, por exemplo, a descrição da garçonete sobre o que a atrai no vinho: “gosto de pensar no que estava acontecendo no ano em que as uvas estavam crescendo — como o sol estava brilhando, se choveu muito ou não...”. Essas metáforas se destacam por utilizar o vinho como afirmação do potencial da vida. Além do roteiro, a interpretação dos atores faz o filme brilhar. Foi indicado para o Oscar em cinco categorias: “melhor filme”, “melhor diretor”, “melhor ator coadjuvante” e “melhor roteiro adaptado”. Venceu nesta última. Arrecadou US$ 109,7 milhões nas bilheterias mundiais.
Ficha Técnica
DIREÇÃO: Alexander Payne — ROTEIRO: Alexander Payne, baseado no livro de Rex Pickett — PRODUÇÃO: Michael London — MÚSICA ORIGINAL: Rolfe Kent — FOTOGRAFIA: Phedon Papamichael — MONTAGEM: Kevin Tent — ELENCO: John Jackson — DESENHOS DE PRODUÇÃO: Jane Ann Stewart — DIREÇÃO DE ARTE: T.K. Kirkpatrick — DECORAÇÃO DO SET: Lisa Fischer e Barbara Haberecht — MAQUIAGEM: Wendy Chuck — MIXAGEM DE SOM: James Aldridge — EFEITOS ESPECIAIS: Donald Frazee — EFEITOS VISUAIS: Mesrop Abrahamian — COMPANHIA: Fox Searchlight Pictures — ORÇAMENTO: US 16 milhões.
Elenco/Personagens
Paul Giamatti (Miles Raymond)
Thomas Haden Church (Jack Lopate)
Virginia Madsen (Maya Randall)
Sandra Oh (Stephanie)
Jessica Hecht (Victoria)
Patrick Gallagher (Gary)