encontros-e-desencontros p1Encontros e Desencontros

LOST IN TRANSLATION foi lançado oficialmente no dia 29 de agosto de 2003, no Festival de Cinema de Telluride. No Brasil, a estreia se deu no dia 22 de janeiro de 2004. Antes disso, foi apresentado, entre outros, nos festivais de Veneza, Toronto, Los Angeles, Atenas, Viena e Londres.

A história é centrada num homem que passa por uma crise de meia-idade. Um astro de cinema americano, Bob Harris, chega a Tóquio para filmar um comercial de uísque. Sua sensação de deslocamento encontra eco no caráter sonhador de Charlotte, uma jovem de vinte e poucos anos, igualmente exausta depois de viajar muitas horas, e que acaba sentada ao seu lado tarde da noite no bar do hotel. A jovem enfrenta desorientação semelhante: não sabe com o que trabalhar e acima de tudo não sabe mais quem é seu marido, um fotógrafo de bandas de rock que foge dela em todas as oportunidades possíveis.

encontros-e-desencontros p2Bob e Charlotte estranham o fuso horário, não conseguem dormir e se sentem ainda mais desamparados por estarem numa cidade em que suas referências não fazem sentido. A princípio, é isto que os une: o fato de estarem perdidos. Depois, a sensação de que, mais do que colidir casualmente, eles encontraram um ao outro. É uma paixão que não diz seu nome nem oferece a segurança de uma consumação. Eles bebem juntos no bar, vão a uma festa e a um karaokê, passeiam pela cidade, dividem um almoço. Em termos objetivos não fazem mais que isso.

Mas a cada cena o filme se distancia um pouco da comédia e se aproxima do drama. O desempenho do casal de atores foi bastante elogiado pela crítica, ao ponto de Bill Murray ser indicado para o Oscar de melhor ator. O filme ganhou a estatueta de melhor roteiro original, escrito pela própria diretora Sofia Coppola. A bilheteria acumulada mundial ficou em US$ 119,7 milhões, sendo 37,2% apenas nos Estados Unidos. É considerado, por isso, um estrondoso sucesso, tendo em vista que o seu orçamento foi de apenas US$ 4 milhões. Foi lançado em DVD no Brasil em junho de 2004 pela distribuidora Universal. Os protagonistas são Scarlett Johansson (Charlotte) e Bill Murray (Bob Harris).

encontros-e-desencontros ft1sofia-coppola oscar1

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados