os-homens-preferem1Charme & Marilyn

GENTLEMEN PREFER BLONDES foi lançado em première nos cinemas de Atlantic City, Nova Jersey, Estados Unidos, no dia 1.º de julho de 1953. A extensão para as salas existentes noutras partes do país se deu em agosto do mesmo ano. A estreia mundial aconteceu no Japão no dia 26 de agosto de 1953.

Dorothy e Lorelei são duas estrelas do showbuziness que têm tudo o que uma mulher pode desejar, exceto a aliança de casamento. A pedido do namorado de Lorelei, as duas embarcam num luxuoso cruzeiro com destino a Paris. Uma viagem que, a princípio, seria tranquila, torna-se uma confusão, quando o pai do namorado contrata um detetive para segui-las para obter provas da infidelidade de Lorelei. Só que o detetive não contava com uma paixão inesperada por Dorothy. A partir daí, tudo começa a acontecer. Da banalidade ao êxtase. Do êxtase, de volta à banalidade. O musical virou um clássico. Segundo a crítica, o destaque vai para a música When Goes Wrong. Embora não seja o número mais famoso, ela captura o que há de mais contagiante, extravagante e hilário no filme.

Produto típico da década de 1950, o filme é uma comédia ácida sobre a caça à fortuna, sem medo de misturar sonhos sentimentais com um leve sarcasmo e mágica glamourosa com um tino materialista a respeito do que uma garota precisa fazer para se virar. É uma espécie de contradição divertida. A produção selecionou e descartou aleatoriamente partes do romance de Anita Loos, cuja adaptação foi feita para o teatro. O diretor, geralmente considerado clássico e contido, pendeu para o estilo das comédias loucas e espetacularmente vulgares. Os excessos e a estranheza de certas sequências e a relação frequentemente superficial que elas têm com a história principal são alguns dos aspectos que tornam o filme delicioso para as plateias contemporâneas. A produção custou US$ 2,2 milhões e arrecadou nas bilheterias US$ 5,1 milhões somente nos Estados Unidos e no Canadá.

howard-hawks1marilyn-oshomens1Ficha Técnica
DIREÇÃO: Howard Hawks
ROTEIRO: Charles Lederer
HISTÓRIA: Anita Loos
PRODUÇÃO: Sol C. Siegel
MÚSICA: Leigh Harline e outros
FOTOGRAFIA: Harry J. Wild
MONTAGEM: Hugh S. Fowler
DIREÇÃO DE ARTE: Lyle R. Wheeler
DECORAÇÃO DE SET: Claude E. Carpenter
FIGURINOS: William Jack Travilla
MAQUIAGEM: Ben Nye
MIXAGEM DE SOM: Roger Heman Sr.
EFEITOS VISUAIS: Ray Kellogg
COMPANHIA: Twentieth Century Fox

os-homens-preferem2Elenco/Personagens
Jane Russell
(Dorothy Shaw)
Marilyn Monroe
(Lorelei Lee)
Charles Coburn
(Francis Beekman)
Elliott Reid
(Ernie Malone)
Tommy Noonan
(Gus Esmond Jr.)
George Winslow
(Henry Spofford III) 
Taylor Holmes
(Senhor Esmond)
Norma Varden
(Senhora Beekman)
Howard Wendell
(Watson)


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados