a-felicidade-nao-se-compra 46aA Felicidade Não Se Compra

It's a Wonderful Life estreou oficialmente nos Estados Unidos no dia 20 de dezembro de 1946. Chegou aos cinemas brasileiros no dia 14 de fevereiro de 1947. Não há estatísticas sobre a carreira que fez nas bilheterias mundiais. Depois de celebrar o homem comum em vários clássicos na década de 1930, o diretor Frank Capra enaltece, no primeiro filme do pós-guerra, a bondade das pessoas comuns e o valor dos sonhos humildes. Baseado no conto “The Greatest Gift”, do escritor Philip Van Doren, o protagonista é um jovem sobrecarregado de responsabilidades. Houve críticas conflitantes na época do lançamento.

Modernamente, os críticos ainda se perguntam se o filme necessita ser assistido várias vezes para ser compreendido ou se foi feito na época errada. O fato é que ele é reprisado à exaustão em decorrência das festas de final de ano, tornando-se, assim, um baluarte das sessões para toda a família. Na trama, George Bailey, um homem desengonçado e de bom coração, cresce na pequena cidade de Bedford Falls, no Estado de Connectcut. Ele sonha em viajar pelo mundo. O dever, no entanto, está sempre entrando no caminho para frustrar esse sonho. Sua perda de liberdade é aliviada apenas pelo casamento com Mary, a beldade local, e, posteriormente, pela jovem família e pelo seu próprio senso de filantropia.

Por fim, ao se ver forçado a recorrer à poupança da família, que o ganancioso banqueiro da cidade ameaça confiscar, ele se sente tão pressionado que tenta o suicídio saltando duma ponte. No entanto, um milagre acontece: um anjo chamado Clarence é enviado do céu para mostrar a George o que teria sido da cidade se ele não tivesse vivido. Somente depois de se convencer do próprio valor é que o suicídio será desfeito, a cidade voltará ao normal e o anjo de segunda classe ganhará as suas asas. Quase setenta anos depois, o filme continua sendo um dos mais queridos por causa da sua mensagem otimista. De acordo com a crítica, “é uma comédia escrachada deliciosa, repleta de comentários ligeiros e incisivos sobre o amor, o sexo e a sociedade”. Concorreu a cinco oscars: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor edição e melhor som.

frank-capra15aFicha Técnica
DIREÇÃO: Frank Capra
HISTÓRIA: Philip Van Doren
ROTEIRO: Frances Goodrich e Albert Hackett
PRODUÇÃO: Liberty Films
MÚSICA ORIGINAL: Dimitri Tiomkin
FOTOGRAFIA: Joseph F. Biroc e Joseph Walker
MONTAGEM: William Hornbeck
DIREÇÃO DE ARTE: Jack Okey
DESENHOS DE PRODUÇÃO: Edward Stevenson
MAQUIAGEM: Gordon Bau
MIXAGEM DE SOM: Clem Portman
EFEITOS ESPECIAIS: Russell A. Cully

a-felicidade-nao-se-compra 46bElenco Princi0pal
James Stewart
(George Bailey)
Donna Reed
(Mary Hatch)
Lionel Ba
rrymore (Senhor Potter)
Thomas Mitchell
(Tio Billy)
Henry T
ravers (Clarence, o anjo)
Beulah B
ondi (Senhora Bailey)
Frank Faylen
(Ernie)


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados