Imprimir
Categoria: Filósofos Franceses
Acessos: 2769

jean-bodin1Jean Bodin

Nasceu em dia e mês incertos do ano de 1530, na cidade de Angers, Maine-et-Loire, França. Morreu em dia e mês incertos do ano de 1596, na cidade de Laon, Aisne.

Seus primeiros mestres foram os monges carmelitas. Enviado a Paris para continuar os estudos, abandonou alguns anos depois a carreira eclesiástica, passando a estudar direito na cidade de Toulouse. Diplomou-se em 1561, tornando-se, então, consultor do Parlamento de Paris. Foi um dos conselheiros do Duque de Anjou, chefe dos “políticos” nas guerras religiosas francesas. Esses “políticos” eram católicos, que, contrários à Liga Católica, não se submetiam à Espanha. Eles propunham a unidade nacional francesa em torno do poder real.

Nesse período, ocupou cargos de jurisconsulto, historiador, economista e teórico político. Em seus “Seis Livros da República”, expôs princípios da ciência política tidos como precursores das modernas doutrinas, inclusive das que levaram à Revolução Francesa em 1789. Esta obra, datada de 1576, é considerada a sua mais importante contribuição filosófica. Escreveu, ainda, livros sobre direito. Contribuiu também para a ciência cosmológica com “Universale Theatrum Naturale”, publicada em 1594. Ele escreveu diversos outros livros, mas a inquisição condenou muitos deles por causa da sua suposta simpatia pelas teorias calvinistas.