flamengo1Renato vs.
Flamengo

29/11/2021 — Recebido como o “salvador da pátria” em julho, o técnico Renato Gaúcho foi demitido de forma humilhante depois da derrota para o Palmeiras na Taça Libertadores da América. Após um início fulminante no clube, com sonoras goleadas sobre adversários menores, o treinador passou a ser literalmente “fritado” pela torcida flamenguista. Mas, como profissional, embora não tenha registrado títulos, deixou um saldo positivo no time carioca. Em 37 jogos, venceu 24, empatou oito e perdeu apenas cinco. Dos 111 pontos disputados ganhou 80, aproveitamento de 72%. Nos cinco meses em que ficou no Flamengo, o Renato Gaúcho faturou R$ 3 milhões em salários.

gremio1Renato
Gaúcho
RENATO PORTALUPPI nasceu no dia nove de setembro de 1962, na cidade de Guaporé, Rio Grande do Sul. Começou a carreira no Clube Esportivo, da cidade de Bento Gonçalves, onde morou toda a infância e a juventude. Mais tarde, foi contratado pelo Grêmio, clube que o projetou para o Brasil e para o mundo após as conquistas da Taça Libertadores da América e o Mundial de Clubes, ambos em 1983. Na decisão do mundial em Tóquio fez os dois gols da vitória gremista por dois a um sobre o Hamburgo da Alemanha. Foi eleito o melhor jogador da final e recebeu como prêmio um carro Toyota. Depois do mundial, levou o Grêmio ao bicampeonato gaúcho em 1985 e 1986.

Em 1987 transferiu-se para o Flamengo, onde viria a fazer uma dupla infernal com o atacante Bebeto Oliveira. Elegeu-se o melhor jogador do Campeonato Brasileiro daquele ano, recebendo a Bola de Ouro da revista Placar. A fama dele correu o mundo, acabando por ser contratado em 1988 pela Associazione Sportiva Roma da Itália. Como não se deu bem, voltou para o Flamengo no mesmo ano. Depois de passar por diversos outros clubes, encerrou a carreira em 1999. Em 609 jogos oficiais marcou 187 gols. Começou a carreira de técnico em 2000 no carioca Madureira Esporte Clube. Nessa função se deu muito bem a partir de 2010 no Grêmio. Na equipe gaúcha ganhou diversos títulos, com destaque para a Copa do Brasil de 2016 e a Taça Libertadores da América de 2017.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados