01Beckenbauer
FRANZ ANTON BECKENBAUER nasceu no dia onze de setembro de 1945 na cidade de Munique, capital do Estado da Baviera, Alemanha. Morreu no dia sete de janeiro de 2024 na cidade de Salzburgo no mesmo estado. É considerado um dos maiores futebolistas de todos os tempos. Começou a jogar futebol com apenas seis anos em 1951 nas categorias de base do SC München da cidade natal. Com catorze anos em 1949 transferiu-se para o Bayern de Munique, onde se profissionalizou em 1964. O primeiro título pelo clube, a Copa da Alemanha, aconteceu em 1965.

Jogador de porte altivo, atuava em diversas posições defensivas, especialmente a de primeiro volante. A primeira convocação para a seleção nacional veio ainda em 1965 quando tinha vinte anos de idade. Logo assumiu a liderança do selecionado, tornando-se capitão. Com a equipe faturou a Eurocopa de 1972. Por causa do desempenho, ganhou a Bola de Ouro da Fifa de melhor jogador do mundo naquele ano. Em 1974 consagrou-se definitivamente com a conquista da Copa do Mundo, evento disputado em seu país. Como jogador foram 753 partidas oficiais, nas quais marcou noventa e nove gols. Na seleção foram 103 jogos oficiais e catorze gols.

Aposentou-se dos gramado em 1983 quando jogava no Nova York Cosmos dos Estados Unidos. No mesmo ano iniciou a carreira de treinador. Pegou logo de cara o comando da seleção alemã para a Copa do Mundo de 1986, evento realizado no México. Terminou a competição com o vice-campeonato. Perdeu na final para a seleção argentina por três a dois. Mesmo com a derrota foi mantido no cargo. Fez uma reformulação no elenco e conseguiu em 1990 o título de campeão mundial como treinador na Copa da Itália. Na final faturou a Argentina por dois a um. Depois de deixar a seleção assumiu o cargo de treinador do Olympique de Marselha da França e depois do Bayern de Munique (1993-1996). Com o time da cidade natal foi campeão da Copa da UEFA em 1995/96).


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados