libertadores logo1Libertadores da América

22/12/2015 — A Copa Libertadores da América de 2016, oficialmente “Copa Bridgestone Libertadores 2016”, por questões de patrocínio, será a 57 edição da competição de futebol realizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Participarão clubes das dez associações sul-americanas mais três clubes do México (associação convidada). O time campeão da competição participará da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2016 como representante do continente. Além dessa vaga, o campeão disputará a Recopa Sul-Americana de 2017 com o clube vencedor da Copa Sul-Americana de 2016.

O sorteio dos grupos para a competição aconteceu, na cidade de Luque, no Paraguai. A distribuição das equipes se deu com base no novo ranking da Commebol. Os critérios para os cabeças-de-chave foram: desempenho nos últimos dez anos, com peso maior para as edições mais recentes; desempenho histórico na copa, abrangendo o período entre a primeira edição em 1960 até 2015; e campeão nos respectivos campeonatos nacionais nas últimas dez temporadas. Os clubes mexicanos, na condição de convidados, não foram considerados para o ranking. Na fase pré-libertadores, alguns clubes vão disputar o direito de subirem para a fase de grupos. Depois do sorteio, os grupos ficaram assim constituídos:

palmeiras-porco1GRUPO IRiver Plate (Argentina), The Strongest (Bolívia), Trujillanos (Venezuela) e o vencedor do confronto entre o Universidad César Vallejo (Pereu) e o São Paulo (Brasil).

GRUPO IINacional (Uruguai), Palmeiras (Brasil), Rosário Central (Argentina) e o vencedor do confronto entre o River Plate (Uruguai) e o Universidad do Chile.

atletico-mg-galo2GRUPO IIIBoca Juniors (Argentina), Bolívar (Bolívia), Deportivo Cali (Colômbia) e o vencedor do confronto entre o Puebla Fútbol Club (México) e o Racing Club de Avellaneda (Argentina).

GRUPO IVPenharol (Uruguai), Atlético Nacional (Colômbia), Sporting Cristal (Peru) e o vencedor do confronto entre Club Atlético Huracán (Argentina) e o Caracas Fútbol Club (Venezuela).

GRUPO VAtlético Mineiro (Brasil), Colo-Colo (Chile), Foot Ball Club Melgar (Peru) e o vencedor do confronto entre Deportivo Independiente (Equador) e o Guaraní (Paraguai).

mascote1GRUPO VISan Lorenzo (Argentina), Grêmio Porto-Alegrense (Brasil), LDU Quito (Equador) e o Deportivo Toluca (México).

GRUPO VIIClub Olimpia (Paraguai), Sport Emelec (Equador), Deportivo Táchira (Venezuela) e o Pumas UNAM (México).

GRUPO VIIICorinthians (Brasil), Cerro Portenho (Paraguai), Deportes Cobresal (Chile) e o vencedor do confronto entre o Deportivo Oriente Petrolero (Bolívia) e o Independiente Santa Fe (Colômbia).



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados