endimiao1Endimião

ENDIMIÃO era filho do Étlio com a ninfa Cálice. Reinou sobre os eólios. Esse povo, sob o comando dele, deslocou-se da Tessália para a Élida, onde formou um poderoso reino. Casou-se com uma ninfa e teve três filhos e uma filha: Péon, Epeu, Etolo e Eurídice. É-lhe atribuída também a paternidade do Pisa, epônimo de uma cidade da Élida. Legou o trono ao filho Epeu, o vencedor de uma corrida que organizara para decidir qual dos três filhos o sucederia.

Depois disso, o Péon seguiu para a Macedônia e o Etolo permaneceu na região do PeloponesoDepois da morte do irmão, assumiu trono da Élida. Noutra tradição, o Endimião inspirou um forte amor à Selene (Lua para os romanos). Com ela, teria gerado cinquenta filhas. A pedido da Selene, o deus supremo Zeus teria prometido ao Endimião a satisfação de qualquer desejo que ele formulasse. O jovem pediu, então, o sono eterno. Ele teria adormecido, mas guardou, porém, a beleza e a juventude. Conforme outra versão, o sono perpétuo do Endimião teria sido um castigo que o deus supremo lhe teria imposto por haver desrespeitado a deusa Hera. Ao encontrá-lo adormecido, a Selene teria se enamorado dele.

Referências

ÉTLIOFilho do deus supremo Zeus com a Protogênia. Esposou o Étlio, de quem teve o Endimião.
CÁLICE — Filha do Éolo com a Enarete. Esposou o Étlio, de quem teve o Endimião.
ÉLIDA — É uma das três unidades em que se divide a periferia da região da Grécia Ocidental. Está situada na costa ocidental do Peloponeso. A capital é a cidade de Pirgos.
SELENE — Filha do Hipérion com a Teia. À noite, percorre o céu num carro de prata puxado por dois cavalos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados