Auge

Auge intro

AUGE era filha da Neera e do Áleo, rei da cidade de Tégea na Região da Arcádia. Como o oráculo do deus Apolo na cidade de Delfos houvesse declarado que um filho dela mataria os tios, o pai a consagrou ao culto da deusa da sabedoria Atena. O objetivo era manter a castidade da filha e assim preservar os irmãos. Algum tempo depois, porém, o herói Héracles (Hércules) passou pela região e violentou a jovem. Dessa união nasceu um filho, o Télefo.

O rei então encerrou a Auge e o Teléfo num cofre e lançou-os no mar. Após muito vagar pelas águas, o cofre chegou à cidade de Mísia na Região da Ásia Menor, onde reinava o Teutras. O rei salvou a jovem e o filho. Mais tarde casou-se com ela. Segundo outra versão menos abonada, mãe e filho chegaram à Mísia levados por mercadores, que os compraram como escravos. Numa terceira versão, apenas a Auge teria sido vendida. O filho Télefo teria sido abandonado numa montanha. Enquanto isso, o Hércules estava lutando em outros cantos.

Referências

TÉGEA é uma antiga cidade grega. Na época de Tegeates, filho do Licaão, não havia uma cidade. Os habitantes viviam em vilas. A cidade foi fundada pelo Aleu, filho do Afeidas. Um dos heróis da cidade era o Anceu. Ele, mesmo ferido, foi o primeiro a acertar o Javali de Calidão. Recebeu de prêmio a cabeça e a pele do monstro.

MÍSIA era uma cidade do noroeste da antiga Ásia Menor (Anatólia), atualmente no território da Turquia, na costa sul do Mar de Mármara. Ela fazia fronteira com a Bitínia ao leste, Frígia ao sudeste, Lídia ao sul, Eólia ao sudoeste, Tróade ao oeste e Propôntida ao norte. A região era habitada originalmente pelos gregos mísios, frígios e eólios. Mais tarde, a região foi governada pelo Teléfo, um dos filhos do Hércules.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados