ft1Tostão
EDUARDO GONÇALVES DE ANDRADE nasceu no dia 25 de janeiro de 1947, na cidade de Belo HorizonteMinas Gerais. Ganhou o apelido de “Tostão” ainda criança por causa da envergadura franzina. Começou a jogar nos campos de várzea da capital mineira. Com 14 anos chegou às categorias de base do Cruzeiro. Profissionalizou-se um ano depois e foi jogar no América Mineiro, onde ficou até 1963.

Em 1964, voltou ao Cruzeiro, tornando-se, nos anos subsequentes, no maior ídolo da torcida azul em todos os tempos. Em 1972, chegou ao Vasco da Gama, aposentando-se no ano seguinte. À Seleção Brasileira chegou em 1966. Em 65 jogos, fez 36 gols. Nos clubes, foram 434 partidas e 284 gols. Depois da aposentadoria, voltou para a cidade natal, onde passou a exercer o ofício da medicina. Também passou a assinar uma coluna na página de esportes do jornal Folha de S. Paulo.

livro1Tempos
Vividos
16/10/2016 — Campeão da Copa de 1970, o médico Eduardo Gonçalves de Andrade — o inesquecível Tostão — lançou o livro “Tempos Vividos, Sonhados e Perdidos”. Na obra, ele combina reflexões sobre o futebol brasileiro e memórias da carreira nos gramados e nos hospitais. Maior jogador da história do Cruzeiro, foi titular da seleção brasileira na Copa do Mundo do México em 1970.

Teve uma carreira considerada curta — dez anos —, iniciada em 1963 e terminada em 1973. Abandonou os campos por causa de um deslocamento da retina. Depois disso, passou a exercer a medicina. Além do Cruzeiro, jogou também no Vasco da Gama. Foi um dos primeiros ex-jogadores a se tornar comentarista esportivo na televisão. Também passou a assinar uma coluna na Folha de S. Paulo.


 

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados