Imprimir
Categoria: Fato do dia
Acessos: 19011

Latrão

15/04/769 — Terminou no dia 15 de abril do ano 769 (há 1.257 anos) o Concílio de Latrão. Realizado na Basílica de São João de Latrão, o encontro tinha começado três dias antes (dia 12). Foi convocado pelo papa Estevão 3.º. Participaram um número substancial de bispos (52), entre os quais treze de origem franca e outros tantos de origem italiana. A presença dos religiosos francos demonstrou a influência carolíngia na Igreja Católica. A carta final do encontro condenou o antipapa Constantino 2.º e reverteu as decisões do Concílio de Hieria, encontro realizado no ano 754.

No contexto histórico, o imperador Constantino 5.º era francamente contra a adoração de ídolos pela Igreja Católica. Assim, convocou o Concílio de Hieria para aprovar medidas contra. O imperador argumentou que a representação do Jesus Cristo era impossível, pois tentava retratar sua natureza divina e humana juntas, o que era visto como heresia. A proposta defendia a tese de que a imagem verdadeira do Cristo era a Eucaristia, não representações artísticas. Assim, ele intensificou a destruição de imagens religiosas iniciada na primeira fase da crise (726) e ofereceu sustentação ideológica para banir o culto aos ícones, buscando purificar o cristianismo da idolatria e diminuir a influência dos monges. O Concílio de Latrão aboliu todas essas decisões e restaurou a adoração de ícones.

Praça da
Paz Celestial

15/04/1989 — O dia quinze de abril de 1989 (há 37 anos) marcou o início do Protesto da Praça da Paz Celestial na cidade Pequim na China. Liderado por estudantes, o protesto perdurou até o dia quatro de junho. Nesse período, os manifestantes foram duramente reprimidos pelas forças policiais chinesas. De acordo com números não oficiais apurados pelo jornal americano The New York Times, teriam morrido nos conflitos entre quatrocentos e oitocentos civis. Os feridos foram em torno de dez mil. Os objetivos do protesto era reclamar igualdade social, democracia e principalmente a abertura econômica no país. Ficou célebre a imagem de um estudante adolescente se posicionando à frente de um tanque para não o deixar à frente contra a multidão.