Imprimir
Categoria: Fato do dia
Acessos: 26700

Stamira

Stamira1.º/09/1173 — Aconteceu no dia 1.º de setembro de 1173 (há 853 anos) um gesto heroico inusitado: o sacrifício de Stamira, uma viúva de cerca de trinta anos, cujo sobrenome é desconhecido. Havia quatro meses que o exército do Sacro Império Germânico-Romano sitiava Ancona, uma cidade italiana na costa do Mar Adriático. Os defensores então fizeram um barril de resina e piche e o atiraram contra os atacantes. Mas o barril não pegou fogo. Foi neste momento que a viúva Stamira saiu das muralhas portando um maschado e ateou fogo no barril. Morreu, mas destruiu assim parte das máquinas de guerra dos sitiantes. Isso deu tempo para que os habitantes pudessem recuar.

No contexto histórico, o imperador Frederico Barbarossa guardava rancor de Ancona, uma das repúblicas marítimas italianas, pela sua afirmação de independência. A cidade já havia resistido obstinadamente e com sucesso a uma tentativa anterior de ocupação imperial em 1167. Além disso, para contrabalançar o poder do Sacro Império Romano, os anconenses fizeram uma aliança com o imperador bizantino Manuel I Comneno. Assim, o Barbarrosa voltou à carga em setembro de 1173. As forças imperiais contaram nesse cerco com a ajuda da marinha da cidade de Veneza. Mas com atos de heroísmo e ajuda dos bizantinos, a cidade resistiu novamente. A República de Ancona existiu formalmente por 334 anos. Em 1532 foi anexada pelos estados pontifícios.

Juno

1.º/09/1804 — O astrônomo alemão Karl Ludwig Hardin anunciou no dia 1.º de setembro de 1804 (222 anos) a descoberta do Asteroide Juno, um dos maiores do cinturão principal. Ele mede 234 quilômetros de diâmetro. É um Asteroide Tipo S. Significa que é altamente refletivo e composto de uma mistura de níquel e ferro com silicatos de ferro e magnésio. O asteroide está a cerca de 2,668 unidades astronômicas do Sol, o que equivale a aproximadamente 400 milhões de quilômetros. O período orbital na forma elíptica é de 4,365 anos. O nome é uma homenagem à deusa romana da família Juno, considerada também rainha do céu, conselheira especial do estado e esposa e irmã do deus Júpiter. Juno, na Mitologia Grega, corresponde à deusa Hera.