Imprimir
Categoria: Mitos Gregos
Acessos: 4624

augias2Augias

Rei da Èlida, no Peloponeso. É tido como um dos filhos do deus Hélios (Sol para os romanos). Participou da expedição dos Argonautas. Seu nome está ligado ao ciclo dos Trabalhos do Héracles (Hércules para os romanos). Possuía um imenso rebanho de bois, mas os seus estábulos há muito não eram limpos. Por isso, as imundicies acumularam-se. O odor, sentido a longas distâncias, era insuportável.

Crítico dessa situação, o rei Euristeu, da cidade de Micenas, que vinha encarregando o Héracales dos famosos trabalhos, ordenou ao herói que limpasse os referidos estábulos. O herói partiu para realizar a tarefa e pediu ao Augias, como recompensa, a décima parte dos bois, assegurando que faria o trabalho em um só dia. Dito isso, encaminhou-se para os rios  Alfeu e Peneu, desviando-lhes as águas, fazendo-se passar pelos estábulos.

A forte corrente dos rios arrastou para o mar as montanhas de esterco — e tudo ficou limpo. Quando o Herácles reclamou  o seu prêmio, o Augias recusou-se a pagá-lo. Fineu, filho do rei, tomou o partido do herói e, juntamente com ele, foi expulso da Élida. O Héracles, entretanto, retornou ao reino pouco tempo depois, matou o Augias e colocou o Fineu no trono. Segundo outra tradição, o Áugias não foi morto pelo filho do Zeusmas viveu até avançada idade, falecendo de morte natural. Teria recebido, então, honras divinas.