Eclodiu no dia treze de dezembro de 1838 a Balaiada, também chamada de Guerra dos Balaios e Guerra dos Bem-Te-Vis. Foi uma revolta popular e social ocorrida no Estado do Maranhão. Perdurou até 1841. Passou para história como uma das mais longas e numerosas revoltas contra os desmandos do governo federal. O conflito é encarado pelos historiadores como um levante social, cujos objetivos eram obter melhores condições de vida para a população. Contou com a participação de cerca de doze mil combatentes entre vaqueiros, artesãos, lavradores, escravos, mestiços, mulatos, sertanejos, índios e negros. O líder foi o balaio (artesão) Manuel Francisco dos Anjos Ferreira.
Registrou-se no dia doze de dezembro de 1901 o primeiro sinal transatlântico de rádio em Código Morse. O sinal saiu da cidade de Signall Hill no Estado da Califórnia nos Estados Unidos e chegou à Terra Nova, uma província do Canadá. O sinal foi recebido pelo próprio Guglielmo Marconi, o italiano inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios. Ele começou a testar o seu sistema em 1899 no Canal da Mancha entre a Inglaterra e a França. Mas não obteve o apoio governamental necessário. O Código Morse havia sido inventado em 1837 pelo americano Samuel Morse. Pelas descobertas na área da telegrafia, o Marconi foi recompensado com o Prêmio Nobel de Física em 1909.
Aconteceu no dia onze de dezembro de 1868 a Batalha do Avaí, conflito que opôs o exército brasileiro e o exército paraguaio. Recebeu o nome porque foi travada às margens do arroio homônimo, curso d´água localizado no Paraguai. As forças do Brasil — dezoito mil soldados — foram comandadas pelo então Marquês de Caxias e pelo marechal Manuel Luís Osório. Morreram na batalha 297 brasileiros e quase quatro mil paraguaios. A Guerra do Paraguai começou em dezembro de 1864 e só terminou em abril de 1870. A guerra se instalou porque o Paraguai pretendia dominar a Bacia do Rio da Prata. Para conter o ditador Solano López, o Brasil, a Argentina e o Uruguai formaram a tríplice aliança.