Lushan &
Revolução
29/01/757 — No dia 29 de janeiro de 757 (há 1.269 anos) o revolucionário chinês An Lushan foi assassinado pelo próprio filho. O filho não concordava com o estilo de liderança que o pai vinha imprimindo na revolta contra a Dinastia Tang. A liderança da revolta passou então para o Shi Siming. O An Lushan tinha começado a revolta em 755. A mudança de comando não provocou os efeitos desejados. A revolta foi suprimida. Apesar de resultar vitoriosa, a Dinastia Tang ficou muito enfraquecida, vendo-se afetada em anos sucessivos pelo crescente poder dos chefes militares.
Originalmente, o An Lushan era um general da Dinastia Tang. Alcançou proeminência militar ao defender a fronteira nordeste da China contra ameaças externas. Convocado várias vezes à cidade de Chang'an, a capital Tang, conseguiu ganhar os favores do imperador Xuanzong. Isso permitiu a ele acumular poder militar significativo. Mas sua rivalidade com outros poderosos generais criou tensões militares dentro do império. Por isso, proclamou-se se governante de uma nova dinastia, a Yan, e começou a revolta contra o poder central. A Dinastia Tang, por sua vez, durou até o ano 907 (281 anos). Foi substituída por um período de fragmentação conhecido como Cinco Dinastias e Dez Reinos (907–960).
Carro
a gasolina
29/01/1886 — Foi registrada no dia 29 de janeiro de 1886 (há 140 anos) a patente do primeiro carro movido a gasolina. A criação do motor levou a assinatura do engenheiro alemão Karl (Carlos) Benz. O carro descrito na Benz Patent-Motorwagen Motor era um monocilíndrico a gasolina. Tinha três rodas e 265 quilos de peso. Media 2,7 metros de comprimento e tinha altura de 1,4 metro. Essa patente tornou-se o embrião daquela que viria se tornar uma das maiores montadoras automobilísticas do mundo, a Mercedes Benz. O Karl Benz também patenteou outras invenções, as quais possibilitaram o desenvolvimento do carro moderno, como a ignição elétrica, as velas de ignição e a embreagem. O inventor nasceu no dia 25 de novembro de 1844 na cidade de Karlsruhe.