Fato do
16 de outubro
Ascendeu ao trono da China no dia 16 de outubro de 690 (1.335 anos) a imperatriz Wu Zetian da Dinastia Han. A importância da data consiste no fato de ela ter sido a única imperatriz da história chinesa. Embora ao longo dessa história outras mulheres tenham exercido poder sobre o império, com posições de imperatrizes consortes ou regentes, nenhuma delas chegou ao posto máximo. Ela sucedeu ao imperador Ruizong. Governou pouco mais de quinze anos até a sua morte no dia 16 de dezembro de 705. Os historiadores destacam o senso implacável da imperatriz. Mas ela também é lembrada por ter promovido reformas administrativas significativas. Fortaleceu a burocracia através do mérito e expandiu o território sem grandes guerras.
Fato do
15 de outubro
Aconteceu no dia quinze de outubro de 1.385 (640 anos) a Batalha de Valverde na Espanha. O conflito envolveu os exércitos português e castelhano (espanhol) no âmago da sucessão portuguesa. Morto o rei Fernando I sem deixar herdeiros homens, o trono foi reivindicado pela Dona Beatriz, rainha consorte de Castela, a única filha do rei português. Embora a sucessão feminina fosse possível, os portugueses não a aceitaram como rainha por causa das ligações dela com os espanhóis. A vitória portuguesa na Batalha de Valverde serviu para consolidar ainda mais a independência de Portugal e reforçar a posição do Dom João I como rei. Castela desistiu de vez dos propósitos de anexar o território português.
Fato do
14 de outubro
Começou no dia 14 de outubro de 1735 (290 anos) a Guerra Luso-Espanhola pelo controle da região do Rio da Prata na América do Sul (atual território do Uruguai). Naqueles tempos, o território era pouco povoado, mas apresentava grandes perspectivas de riquezas, principalmente riquezas minerais (ouro, ferro e pedras semipreciosas). A Espanha reivindicou a área com base nos acordos do Tratado de Tordesilhas. Mas Portugal alegava que na época do tratado já tinha fundado no território a cidade de Sacramento. Não se chegou a bom termo e o resultado foi a guerra. O conflito só terminou em 1737, com o reconhecimento da soberania de Portugal. O Uruguai passou depois a integrar o Império Brasileiro.