Fato do
22 de outubro
Foi adotado oficialmente pela Igreja Católica no dia 22 de outubro de 451 (1.574 anos) o Credo Calcedoniano. Esse credo, decisão resultante do Concílio Ecumênico da Calcedônia, congresso realizado no mesmo ano, define a natureza da dualidade do Jesus Cristo. Ele é ao mesmo tempo divino e humano. De acordo com o decreto papal, “fiéis aos Santos Pais, todos nós, perfeitamente unânimes, ensinamos que se deve confessar um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito quanto à divindade, e perfeito quanto à humanidade”. Essa decisão não foi acompanhada pelas igrejas orientais, o que levou ao Cisma do Oriente, a separação da Igreja Católica Romana (ocidente) das igrejas ortodoxas.
Fato do
21 de outubro
Começou no dia 21 de outubro de 1097 (928 anos) o cerco da cidade de Antióquia (sul da atual Turquia) pela Primeira Cruzada liderada pelo Godofredo de Bulhão, Boemundo de Taranto e Raimundo de Tollouse. O processo de tomada da cidade muçulmana terminou no dia dois de junho de 1098. Os cruzados vinham moralizados pelas vitórias militares na Ásia Menor, tendo forçado a rendição da cidade de Niceia e vencido os turcos na emboscada de Dorileia. Também obtiveram vitórias menores em Sozópolis, Icônio e Cesareia Mázaca, que voltaram para o domínio bizantino. A tomada de Antióquia foi um dos passos para a conquista da cidade de Jerusalém no dia quinze de julho de 1099.
Fato do
20 de outubro
O Senado Federal americano ratificou no dia 20 de outubro de 1803 (222 anos) a compra do território da Luisiana pelos Estados Unidos, acordo assinado com a República Francesa no dia quatro de julho do mesmo ano. Os americanos pagaram o equivalente a US$ 15 milhões aos franceses por um território de 2,140 milhões de quilômetros quadrados. Até 1812, a Luisiana permaneceu como território federal. Incorporou-se como o décimo oitavo estado americano no dia trinta de abril daquele ano. Comemora assim o aniversário nesse dia. O nome é uma homenagem ao rei Luís 14. As principais atividades econômicas do estado são a exploração de petróleo e o agronegócio. O Produto Interno Bruto soma US$ 45 bilhões.